RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Crislaine Rebechi • 14/10/2020 • Relatório de pesquisa • 3.342 Palavras (14 Páginas) • 725 Visualizações
[pic 1][pic 2] [pic 3]
[pic 4]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia licenciatura
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PPP..............................................................6
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC...........................................................................................................................8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA.........................................................................10
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS....................................................................................................................12
6 PLANO DE AULA....................................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................16
INTRODUÇÃO
No presente relatório, será relatada uma pesquisa de como funciona a Educação Infantil e consta as etapas que foram realizadas, como: pesquisas e leituras de textos, explicando como tais autores enxergam a Educação Infantil e como acreditam que os professores devem trabalhar com seus alunos nessa fase da educação.
Neste relatório será descrito como funciona uma escola que oferece a Educação Infantil, como é realizado um PPP(Projeto Político Pedagógico), como é o trabalho da equipe administrativa, a equipe pedagógica e o trabalho do professor.
Também será descrito sobre as TCTs(Temas Contemporâneos Transversais), como funcionam e para que servem, como também será citado como fazer o uso adequado para levar novas experiências aos alunos dos equipamentos digitais e metodologias ativas.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
No presente texto será feito uma análise das concepções dos autores L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkoni. No qual será falado sobre a concepção geral de desenvolvimento infantil e as especificidades desse período.
Vigotski diz que não se pode aplicar na teoria do desenvolvimento infantil a concepção que se usa na biologia, porque ele diz que a realidade social é a verdadeira fonte de desenvolvimento.
Vigotski explica que o desenvolvimento infantil segue duas linhas, o desenvolvimento biológico e o cultural. No processo de formação biológico-social se da através da personalidade da criança, já o desenvolvimento cultural se sobrepõe ao processo de crescimento e maturação orgânica.
Dessa forma, mostra que o desenvolvimento infantil não é um processo natural que se desenrola de forma espontânea. Que não é algo que se resolva pelas leis da natureza, mas sim da sociedade.
Leontiev diz que nenhum dos estágios de desenvolvimento psicológico é fixo e universal, pois depende do momento e do histórico social de cada criança.
Os autores dizem que é preciso considerar o lugar que a criança ocupa na sociedade, no meio em que vive, pois é apartir disso que será dado a partida para todas as mudanças em sua vida, sua trajetória e sua personalidade.
Leontiev acredita que o desenvolvimento psíquico de uma criança se da através da sua real história de vida.
A teoria vigotskiana acredita-se que tudo se refere a produções humanas, isto é, que tudo que é dado pela natureza o homem a transforma. Portanto, os processos psicológicos elementares, como: reflexos, memória imediata e etc. É determinada pela sua originalidade biológica da psique. Já os processos psicológicos superiores como: memória ativa, pensamento abstrato e etc. partem durante o processo do desenvolvimento cultural, representando uma forma mais superior.
O processo de apropriação segundo Leontiev, se da por reproduzir algo, é necessário a mediação de outros para que se concretize o processo de apropriação.
Então os autores analisam que o desenvolvimento psicológico trás complicações para o trabalho pedagógico, pois confirma a dependência do desenvolvimento das funções psíquicas com relação aos processos educativos.
Vigotski fala sobre a aprendizagem, que a mesma ativa um grupo de processos de desenvolvimentos, e que isso não aconteceria se não fosse pela aprendizagem. Para o ensino avançar não se deve limitar o desenvolvimento, mas ativar novos processos internos do desenvolvimento.
O educador deve estar sempre atento ao realizar uma atividade com a criança pois é através da atividade que determina o seu desenvolvimento de seu psiquismo.
A transição de um estagio para outro, não acontece de forma lenta, mas sim de maneira brusca. Pois a criança mudando de estágio ela modifica o tipo de relação que faz com o meio e com as pessoas que estão a sua volta.
Vigotski diz sobre a importância do adulto no desenvolvimento da linguagem na primeira infância, pois são eles que impulsionam a criança a uma nova via de linguagem.
Já na idade pré-escolar, onde o jogo principal é o jogo de papeis onde a criança aprende a se submeter as exigências do papel que representam. Por isso é necessário nessa fase o contato da criança com a realidade social.
Quando acontece a transição escolar a atividade principal passa a ser a atividade de estudo. Leontiev acredita que essa atividade se inicia já na pré-escola com as atividades vinculadas a brincadeiras, pois assim já vai adquirindo conhecimentos e habilidades. É muito importante o papel pedagógico nessa fazer escolar, pois se a criança já trouxer consigo uma bagagem da idade pré-escolar será bem mais fácil o seu desenvolvimento.
...