Estagio curricular- Educação Infantil
Por: Mary fernandes • 23/10/2016 • Projeto de pesquisa • 5.428 Palavras (22 Páginas) • 564 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
MARIELI APARECIDA BRAGA FERNANDES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
Ponta Porã
2015
MARIELI APARECIDA BRAGA FERNANDES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico:Shirley Shisue Obara Tatsugawa
Tutor de sala:Reinaldo Andres Gonçalves Rios
Ponta Porã
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO. 04
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 05
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 07
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 11
4.2 Dados Gerais do Projeto...................................................................................................11
4.3 Referencial Teórico 12
4.4 Planos de Aula da Intervenção 13
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 18
MOSTRA DE ESTÁGIO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
O estágio curricular obrigatório de Educação Infantil foi realizado no Ceinf- Centro de Educação Infantil- Coração de Jesus, localizado à rua fortaleza, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.
O relatório apresentará a descrição e caracterização do local onde será feito o estágio, período de duração, projeto de intervenção, além de reflexões em torno da prática realizada, terá como objetivo aprimorar a prática em sala de aula, propiciar o contato com a realidade do que estamos aprendendo ao longo do curso de pedagogia, assim ligando a teoria com a prática, planejamentos conforme a realidade dos alunos e aprender como agir diante das futuras dificuldades encontradas.
O projeto de intervenção terá como tema as vogais e numerais de zero à cinco, para sala do jardim I, sem fugir da rotina das crianças e do planejamento da professora regente. As atividades serão diversificadas e desenvolvidas tanto individuais como grupais através de brincadeiras, recortes, pintura e jogos para assim obter melhores resultados com diferentes metodologias envolvidas.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
Ceinf- Centro de Educação Infantil Coração de Jesus, 395, Vila Áurea, localizada à rua Fortaleza esquina com à rua Curitiba, no município de Ponta Porã, Estado Mato Grosso do Sul.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.
O estágio é uma experiência muito importante para o futuro profissional tanto de pedagogia como de outras áreas, através dele que os futuros profissionais iram adquirir experiências, habilidades, novas atitudes, relacionar a teoria com prática, conhecer melhor a realidade de uma sala de aula, além de possibilitar a confirmação ou até mesmo a troca de sua escolha profissional, ou seja, a maior parte dos acadêmicos descobrem no estágio o que realmente quer para sua vida profissional, se é mesmo aquela profissão ou outra.
Através do estágio é possível colocar em prática as teorias adquiridas na faculdade tornando se um profissional competente, crítico para seguir a carreira na profissão escolhida.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
O ceinf –Centro de Educação Infantil Coração de Jesus, localizada à rua fortaleza esquina com a rua Curitiba,395, Vila Áurea, no Município de Ponta Porã, Estado Mato Grosso do Sul, tem como mantenedora o Lar da Criança Coração de Jesus, CNPJ- 01.997.360/001-72. O lar da Criança Coração de Jesus tem sede própia e é reconhecida de utilidade pública, municípal, estadual e federal, a entidade mantém parceria com a prefeitura e recebe apoio do Governo Estadual e Federal.
Atendendo ao disposto nas constituições Federal e Estadual, na lei de Diretrizes e Bases na Educação e no Estatuto da Criança e Adolescente, o ceinf oferecerá a primeira etapa da educação-básica-educação-infantil, com a finalidade de desenvolver o educando assumindo compromisso em propiciar uma transição adequada do meio familiar ao escolar, cuidando e educando num ambiente onde as formas de expressão, dentre elas, a linguagem verbal e corporal ocupem lugar priveligiado num contexto lúdico.
Oferencendo parcialmente, ou seja, no período matutino das 7:00 às 11:00 e vespertino das 13:00 às 17:00, afim de atender um total de 300 crianças, na faixa etária de 1 à 6 anos de idade, com uma carga horaria de 4 horas diárias, 40 horas semanais distribuidas em 205 dias letivos nas modalidades:Berçario II,Maternal I, Maternal II,Jardim I e Jardim II. Com o quadro de 56 funcionários, sendo eles 28 professores com formação para atuar na área, 2 cozinheiras,1 auxíliar de cozinha, 3 funcionários de serviços gerais,1 psicóloga e 21 estágiarios para auxíliar os professores no berçario e maternal.
...