TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA INTRODUÇÃO DE “UM TOQUE DE CLÁSSICOS”

Por:   •  19/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA

ÍRIS GABRIELA OLIVEIRA MAIA

RESUMO DA INTRODUÇÃO DE “UM TOQUE DE CLÁSSICOS”.

BELÉM – PARÁ

2020

ÍRIS GABRIELA OLIVEIRA MAIA

RESUMO DA INTRODUÇÃO DE “UM TOQUE DE CLÁSSICOS”.

Resumo realizado referente ao 1° semestre da disciplina

 Sociologia da Educação ministrada

pela professora Denise de Souza Simões Rodrigues.

BELÉM - PARÁ

2020

RESUMO

        

        Em “Um toque de clássicos”, Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber e outros pensadores, analisam diversas sociedades contidas do século XVI, nas quais passam por inúmeros problemas sociais e morais, que de alguma maneira estavam atrapalhando no desenvolvimento que tanto eles estavam à procura. E a partir da dúvida de entender o motivo desse impasse na sociedade, baseado em seus conhecimentos, foram criando teorias e achando explicações que pudessem esclarecer os acontecimentos e reconstruir uma sociedade melhor.

PALAVRAS CHAVES: Desenvolvimento, entender, problema, reconstruir, sociedade e social.

ABSTRACT:

         In “A touch of classics”, Karl Marx, Élime Durkheim, Max Weber and others thinkers, analyze many societies in the 16th century, in which they go through countless cases of social and moral problems, which were somehow disturbing the development they were looking for. And from the doubt of understanding the reason for this problem in the society, based on their knowledge, they were creating theories and finding explanation that could clear up the events and reconstruct a better society.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................2

2. MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO........................................2

3. ANTECEDENTES INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA............................................3

4. PRIMEIRAS SOCIOLOGIAS....................................................................................5

5. CONCLUSÃO...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A introdução da Sociologia na sociedade, foi um marco histórico e esteve presente em revoluções, crises, guerras, injustiças e continua até marcando gerações. Com a criação de teorias sociais, pensadores buscam explicar para a humanidade a importância e o significado da natureza, da vida, da política, da civilização e até mesmo o próprio ser humano, para que assim pudesse ter uma sociedade estável e fundada em valores. Entretanto, não foi fácil mudar uma sociedade que estava abalada financeiramente e sociologicamente, por isso Karl Marx, Élime Durkheim, Max Weber e entre outros, introduzem a sociologia na sociedade através de seus estudos, ideologias e conhecimentos.

2 MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Com o avanço do capitalismo como modo de produção dominante foi desestruturando o antigo sistema e provoca o enfraquecimento dos estamentos tradicionais e das instituições feudais. Com a primeira revolução industrial e o nascimento do proletariado, a pressão por uma participação política aumentam, a urbanização intensificou-se, criando uma paisagem diferente para a sociedade. Junto com a capitalização e a modernização da agricultura vem o êxodo rural de milhares de famílias, que nas cidades receptoras vagam à procura de trabalho, e consequentemente tem um aumento acelerado e desordenado desses fluxos contínuos. Sob o cenário das feiras periódicas e de sua intensa atividade, acomodavam-se várias pessoas em situação de rua em busca de oportunidades. Os que ficavam fora da cobertura das leis e instituições sociais eram os mais frágeis ao novo sistema, à mercê da pobreza, do alcoolismo, nascimentos ilegítimos e a violência. A aglomeração também tinha outras consequências sobre a população, principalmente os mais pobres. A falta de saneamento básico contribuía para a proliferação de doenças e a intensificação de epidemias que elevavam a taxa de mortalidade de toda a população. Foi somente com as revoluções industriais e agrícola na Inglaterra, que a melhoria na higiene promoveu um sensível redução nas taxas de mortalidade e consequentemente o aumento da população.

No início da revolução industrial as condições de trabalho eram assustadoras e desumanas e podem ser responsabilizadas pela baixa expectativa de vida dos trabalhadores. Foi apenas em 1833, que as crianças de 9 a 13 anos foram proibidas de trabalharem em turnos por mais de 9 horas, e as que tinham de 13 a 16 anos por mais de 12 horas. O salário das crianças era o mínimo possível comparado com os dos operários. Com a falta de saneamento básico e a exposição a várias doenças e acidentes, houve revoltas que foram focadas na quebra de máquinas, com o intuito de melhores condições de trabalho e foi chamado ludismo.

Também teve desenvolvimento nas relações afetivas, pois antes, nas camadas altas e medias das comunidades medievais, onde nome, fortuna e terras era o que marcava os destinos de homens e mulheres, a escolha sempre dependia dos critérios estamentais, interesses políticos e econômicos. E com o advento da modernidade, os relacionamentos começaram a ter uma importância, como o amor e o casamento por escolha mútua.[pic 2]

A industrialização também modificou a percepção de tempo entre as populações europeias, pois quanto menos a população dependia da tecnologia para fazer as atividades produtivas, mais o tempo social era regulado pelos fenômenos da natureza e a revolução industrial obrigava a um registro mais exato do tempo na vida social. O empresário passa a comprar horas de trabalho e obrigam o seu cumprimento, os trabalhadores perdem o ritmo produtivo. Até que os operários, organizados em associações, começam a rebelar-se contra as exigências excessivas. E o esforço para entender as causas do desenvolvimento das novas relações sociais motivou a reflexão e veio cristalizar-se na Sociologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com