Raízes europeias e Brasil
Por: Andrielly121314 • 16/4/2015 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Está pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil, rede pública, situado no munícipio de Nerópolis-Goiás, no setor Jardim Paraíso, a instituição funciona em periodo integral, onde estão matriculados 120 crianças, e com 40 funcionários. O Centro de Educação Infantil tem espaço bem estruturado onde comporta três berçários, Três agrupamentos e quatro jardins,uma cozinha, um refeitório, uma secretária,uma área de lazer. A instiuuição é bem acolhedora, organizada, com finallidades pedagogicas. Segundo TEDESCO (2006, p. 333) A escola precisa, sim estar muito bem atenta, aberta e flexível para captar, acolher, no sentido de construir coletivamente os conhecimentos essenciais para atingir seus objetivos educacionais.
A proposta deste artigo será compreender por completo o brincar na educação infantil, para que assim os profissionais possam engrandecer as atividade lúdicas no âmbito escolar, tornando se fundamental compreender o universo lúdico onde a criança se comunica. A Idealização da pesquisa surgiu apartir das visitas de estágio, onde foi observado que os professores não introduziam os objetivos das brincadeiras, deixando assim as crianças brincarem sem as mesma compreender a real intenção deste brincar, o "porque" de tal brincadeira.
A brincadeira é a linguagem natural da criança é importante que esteja sempre na escola desde a educação infantil, as brincadeiras são linguagens não verbais nas quais a criança expressa e passa mensagem mostrando como ela interpreta o mundo a sua volta. É uma atividade de grande importancia para a criança, pois torna ativa, criativa e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, também o faz feliz.. Brincando com metodologia, objetivo a criança desenvolve capacidades: ela compra, cria, mede, classifica, analisa e calcula, ao brincar a criança traz o mundo para a realidade infantil, ajudando-as a desenvolver suas habilidades, criatividades além de apreender a socializar com as outras crianças. É nesse momento que aparece o brinquedo como mundo ilusório e imaginário, onde os desejos não realizáveis podem ser realizados. Para VIGOSTK(1996, P.52) A caracteristica definidora do brinquedo é a situação imaginária, e ao imaginar, brinca e é feliz.
Seja qual for a brincadeira por mais simples que seja, sempre ajudará no desenvolvimento das crianças, buscando sempre o desenvolvimento individual de cada uma. Trazendo oportunidades para que isso ocorra de forma simples e expontânea, pois a brincadeira tem sentido próprio e por este sentido deve ser um momento de divertimento e prazer. Segundo Winnicot( 1975, p. 37) O brincar facilita o crescimento e, portanto a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais.
É portanto na pré- escola que o brinquedo torna-se a atividade a atividade principal caracterizado, cujo motivo reside no próprio processo e não no resultado da ação.
...