Recursos financeiros do estado para a educação
Por: rh080204 • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO
CURSO DE EAD EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE PORTIFÓLIO
São Paulo / S.P
CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO
CURSO DE EAD EM PEDAGOGIA
UNIDADE 1
Disciplina: GESTÃO EDUCACIONAL FINANCEIRA
São Paulo / S.P
RESPOSTA ATIVIDADE PORTFÓLIO ( 4º SEMANA)
O Estado para realizar suas políticas no campo social e, no nosso caso, na área da educação, disponibiliza recursos financeiros para manutenção e desenvolvimento do sistema educacional nos níveis federal, estadual e municipal.
Daí a importância de sabermos quantos são os recursos e como chegam a nossa região e em nosso município para que crianças, jovens e adultos possam ter acesso à educação.
Ouvimos muito, em discursos de políticos e governantes, que a educação é fundamental para o desenvolvimento do País e que se deve dar prioridade a esta área social. É essencial que os investimentos sejam ampliados para que melhorem as condições de funcionamento das escolas e de trabalho dos professores.
A Constituição Federal de 1988, que ficou conhecida por Constituição Cidadã,restabeleceu importantes direitos aos cidadãos brasileiros, após o período da ditadura militar, e proclamou a educação como direito de todos. Para garantir
essa prerrogativa, a Constituição determinou que o poder público é obrigado a aplicar 5% do Produto Interno Bruto do País (PIB) em educação.
Do montante do PIB, 5% é utilizado para custear a educação. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Certamente, as mudanças não dependem simplesmente de um governo, de programas, de algumas pessoas. Exigem vontade política, compromisso social e a implantação de novas práticas de gestão, de controle social, de inovações pedagógicas, oferecendo condições para a melhoria do ensino, entre outras ações.
“Quem espera faz a hora não espera acontecer”.
...