Redação sobre casamento homoafetivo
Por: benicio neto • 12/12/2018 • Dissertação • 474 Palavras (2 Páginas) • 1.191 Visualizações
Casamento Homoafetivo no Brasil
Conforme se passam os anos e o conceito de família vem se evoluindo, é discutido cada vez mais sobre o casamento homoafetivo , abandonando o modelo de família tradicional. Desde então, homossexuais vem conquistando seu espaço, como por exemplo, poder casar-se no civil e até mesmo adotar uma criança. Porém, é claro que-os-mesmos ainda sofrem preconceito, mas ao mesmo tempo lutam para conquistar o seu respeito na sociedade.
Muitos são os que apresentam argumentos que vão ao encontro, defendendo que pessoas do mesmo sexo podem ter o direito de se casar com um contrato civil, em busca de uma união estável podendo então, formar uma família. O que para eles é um ato grande, assumir um parceiro e ganhar espaço reconhecido pela sociedade. Outro motivo importante para os mesmos é o ato de poder adotar uma criança, já que o índice de criança adotas por casai gays vem aumento no Brasil, sendo uma coisa boa pois com isso ocasionaria diminuição de crianças em orfanatos. A legalização trouxe os mesmos direitos e benefícios
Os que vão de encontro a este assunto, expõem há um longo caminho percorrido até extinguirmos o preconceito de homossexuais dos aspectos contrários, muito casais teme em assumir uma pessoa do mesmo sexo por receio da forma de como serão tratados pela a sociedade e instituições religiosas. Alguns ativistas gays associam o “casamento gay” com uma questão de direito civis semelhante a luta pela a igualdade de direito civis nos anos 60. Apesar dos problemas já enfrentados, muitas coisas já foram conquistadas, diversas leis foram criadas como o art. (1511) do código civil, onde esclarece que a heterossexualidade não é condição para o casamento. Na Áustria, por exemplo, O Tribunal Constitucional da Áustria, a mais alta instância judicial do país, ordenou no dia 5 de dezembro de 2017 a autorização para a união de casais de mesmo sexo a partir do primeiro dia de 2019,também foi autorizado na Bélgica em 2003 e Canadá desde 2005, entre outros países como África do sul ,Espanha,Austrália e Noruega.
Portanto, a idéia de casamento homoafetivo no brasil evoluiu ao longo dos anos, antigamente pouco se era falado sobre a união de pessoas do mesmo sexo, e hoje já há aprovação para a união homoafetiva, apesar do preconceito ainda existente na sociedade. Faz-se necessário assim, que o ministério da educação em parceria ao governo promova palestras educativas nas escolas em combate ao preconceito contra esses grupos, e que através dos filhos os pais também sejam influenciados. Aliado ao desenvolvimento de trabalhos e projetos sociais, onde seja obrigatória a participação da população, onde todos possam se socializar, combater o preconceito e quebrar aquela ideia de inferioridade entre sexos.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS – CIESA
Ciência da Computação
Beatriz Alves
Benício Alves
Casamento Homoafetivo no Brasil
Manaus\Am
2018
...