Redes sociais
Por: GabriellaVarotto • 8/10/2015 • Artigo • 699 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
Nome: Gabriella Varotto
8° perído/Pedagogia
Antropologia Cultural – Professora: Maria Luciana Brandão
REDES SOCIAIS, NOVAS TECNOLOGIAS E NOVAS SOCIABILIDADES NA CONTEMPORANEIDADE
Referência: MOURA, Maria Aparecida. Interações Sociais e Comunidades Virtuais: transformações na soaciabilidade? Disponível em: http://www.ip.pbh.gov.br/ANO7_N1_PDF/IP7N1_moura.pdf. Acesso em: 04 de Outubro de 2015.
Texto: Interações sociais e comunidades virtuais: transformações na sociabilidade?
O mundo virtual é amplo, suas formas de comunicação são as mais diversas, e no momento atual a conectividade das pessoas é praticamente vinte e quatro horas por dia. Quase todos os “problemas” que precisam ser resolvidos pelas pessoas, podem ser adiantados e concluídos de forma mais fácil e rápida, ou seja, por meio da internet.
Há quem diga que mundo está sem comunicação verbal, face a face, devido à virtualização de tudo, porém, também há quem defenda que essa foi uma forma de adiantar a vida em relação aos transtornos diários como filas de banco e, de aumentar laços, não só com quem já é próximo, assim como com quem está longe, ou seja, é uma forma de aproximação das pessoas.
A rapidez dos processos de transmissão informacional tornou secundário o papel dos sujeitos, pois os novos processos de comunicação autonomizaram as informações em relação aos seus produtores e receptores. (MOURA, 2005 p. 88)
A cada dia que passa surge uma nova forma de comunicação virtual, em que é possível comunicar-se por chamadas de vídeo e voz, através de chats, entre outros. Entretanto, apesar das tecnologias trazerem grandes oportunidades de aproximação de quem está longe, na maior parte das vezes, as pessoas que
estão ao redor de quem vive conectado, são “esquecidas”, ou recebem o mínimo de atenção possível.
Ainda existem aquelas pessoas que não possuem acesso ou têm grande dificuldade na adaptação com o meio, cuja época vivida, o uso do virtual e a conectividade não estavam tão presentes como nos dias atuais. Essas pessoas se sentem por vezes, “excluídas” tecnologicamente, pois grande parte do que precisamos fazer, seja um trabalho de escola, seja uma compra no supermercado, ou uma operação em um caixa de banco, é necessário que se saiba acessar um objeto tecnológico, que pode ser tanto um computador, quanto uma máquina de cartão e assim por diante.
Por um lado, os meios eletrônicos têm alterado drasticamente as interações sociais, mas, por outro, têm promovido um apagamento das linhas divisórias, que demarcam os espaços públicos e privados, o que tende a levar as pessoas ao rompimento do senso de lugar. (MOURA, 2005 p. 91)
Como citado por Moura (2005) e, dito acima, por melhor que sejam as modernidades do mundo virtual, ela também possui os pros e os contras, ou seja, além de “excluir” os desprovidos de acesso às tecnologias, do mesmo modo, fazem com que, as pessoas se “desliguem” do mundo ao seu redor, mas, o que seria esse desligamento? Esse desligamento se dá porque com o as inúmeras redes sociais e os diálogos ou conversas em grupo, não mostram realmente os verdadeiros sentimentos escritos nas conversas digitadas.
...