Reflexão texto: De que hoje padecem os professores da Educação Básica?
Por: camilla31 • 29/11/2019 • Resenha • 353 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Camilla Luz da Silva 3º Período – Pedagogia manhã
Reflexão texto: De que hoje padecem os professores da Educação Básica?
De acordo com o texto apresentado podemos observar a dura realidade que vive hoje o professor da educação básica no Brasil. As condições de trabalho desfavoráveis e as competências, cada vez maiores, exigidas do educador, tem lhe custado à saúde. Sobrecarregado, acaba adquirindo doenças seja ela depressão, estresse, transtorno bipolar, compulsões dentre outros.
O Professor da educação básica hoje já não é mais a referencia da sala como antigamente pois, os professores perderam sua autoridade, sua moral e o respeito que tínhamos antigamente com os professores hoje já se perdeu e não existe mais. Os professores vão para sala de aula com medo do que vão encontrar, sem saber se voltam para casa. Pois, o que podemos ver hoje com grande repetição nos telejornais é isso alunos agredido professores dentro de sala de aula e com isso podemos observar como é precária a Educação no Brasil.
Devemos também pensar na valorização docente, sua motivação e remuneração. Como o profissional da educação pode ter motivação para o ensino, se não há uma valorização de sua profissão, se além das infra-estruturas inadequadas, ainda não recebem o devido valor como agente de transformação social. Quando são mal remunerados e para estabilizar a sua situação financeira são obrigados a trabalhar em tempo integral não raro, em várias instituições, não possuindo assim tempo para a sua formação, tempo para dedicar-se aos alunos como indivíduos com especificidade, para o lazer, o descanso.
Mesmo os professores inseridos em um cenário de mal-estar e desconforto e reconhecendo a possibilidade de desencadear adoecimento e por consequência afastamento da função docente, ainda assim, podemos encontrar profissionais preocupados com o resultado do seu trabalho e empenhados em aprimorar e enriquecer seus conhecimentos através de formações oferecidas pela rede e fora dela, professoras que se empenham com a qualidade de ensino e em realizar sua prática da melhor maneira que sabem, mesmo diante das adversidades e exaustão produzida pelas condições trabalho precárias.
...