Relatório Estágio Supervisionado Educação Infantil
Por: Lucia57 • 5/6/2023 • Relatório de pesquisa • 985 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
Estágio supervisionado na educação infantil
Curso: Pedagogia
Instituição: Cruzeiro do Sul
Nome: Marlúcia Sônia Sobrinho Freitas
RGM: 25719653
Disciplina: Estágio em Educação Infantil
2022/2º semestre
Quantidade de horas: 100
Caracterização da Escola
Nome da Escola: Emei Maria de Lourdes Lucarelli Perez
Endereço: Av. Santa Catarina 455, Indaiá- Caraguatatuba SP
Cep: 11665-280
Dependência Administrativa: Municipal
Diretoria/Secretaria de ensino: Secretaria Municipal de Caraguatatuba SP
Anos e níveis escolares observados: 1ª e 2ª Fase
Estrutura da Escola
A estrutura física da escola é ampla, colorida e muito bem dividida com vários ambientes para a prática docente. Composta por quatro salas espaçosas, limpas, ventiladas, iluminadas ( todas com armários grandes) e com paredes temáticas; mesinhas e cadeiras novas e coloridas; bebedouros adaptados para as crianças, banheiros novos e adaptados para o tamanho e as dificuldades de cada criança, refeitório com mesas grandes, onde possibilitam a socialização e a autonomia das crianças, cozinha, despensa, sala de vídeo, sala de leitura, sala de diretoria, sala de secretaria, sala dos professores, pátio coberto e espaçoso, parque infantil gramado com brinquedos variados e jardim muito bem cuidado.
Introdução
O estágio supervisionado na educação infantil, se consolida como uma rica oportunidade de relacionamento entre a teoria e a prática, onde pude vivenciar o cotidiano escolar, da convivência com as crianças e de aprendizado.
Realizei o estágio de 100 (cem) horas, sendo 32 (trinta e duas) horas na 1ª fase que funciona de 13:30 às 17:30 da tarde e 78 (setenta e oito) horas na 2ª fase que funciona de 7:30 às 11:30 da manhã.
A rotina da sala de aula se inicia com a acolhida, roda da conversa, e o lanche que é servido no refeitório. Ao retornar à sala de aula fazem revisão de tudo que está exposto nas paredes como: Calendários, as vogais, números, cores e formas geométricas.
Quanto às atividades do dia a dia, os professores seguem o mesmo plano de aula do mês, mas sem ficar preso às regras do dia da semana, ficando somente as datas comemorativas a serem trabalhadas em conjunto.
Os professores são amáveis, carinhosos e muito pacientes com cada criança, e o que mais me chamou atenção é a forma do cuidar. Antes e depois de cada refeição, depois de cada atividade extra- classe, as crianças são levadas para higienizar as mãos, todos em filas e respeitando cada colega. No momento da contação de histórias, todos participam atentamente, transformando a atividade um momento prazeroso.
Assim, com essas experiências se confirma que o conhecimento presente na teoria precisa dialogar com a prática e que a criança aprende por meio do que gosta. Tanto a etapa de observação como a de participação foram essenciais no estágio, mas é na etapa de atuação que adquirimos conhecimentos e experiências diversas, as quais serão levadas como experiências positivas para quando for assumir uma turma da Educação Infantil. Faz-se necessário mais estudo sobre as experiências de estágio para que nós acadêmicos, possamos ter bases como referência da prática do estágio direto em sala de aula.
Perfil dos Professores
Nome: Rafaela de Oliveira Soares
Graduada em pedagogia a 5 (cinco) anos e atua como professora da 2ª fase nessa escola, apenas 1 (um) ano.
Nome: Efigênia V. dos Santos Dias
Graduada em pedagogia a 30 (trinta) anos e atua como professora da 1ª fase nessa escola desde 2018.
Prática pedagógica dos professores
As práticas pedagógicas dos professores é seguindo o que preconiza e estabelece as diretrizes curriculares da educação infantil do município de Caraguatatuba.
São trabalhados o campo de experiências norteadores das interações e brincadeiras como: a escuta, a fala, pensamento, imaginação, espaços, tempos, quantidade, relações, transformações, traços, sons, cores, imagens, corpos, gestos e movimentos.
Foco de observação
Jogos e brincadeiras
A escolha do tema justifica-se pelo fato de os jogos e as brincadeiras serem relevantes como recursos pedagógicos para contribuir no desenvolvimento infantil, auxiliando a criança no desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa.
Os jogos e as brincadeiras apresentam um fator de grande importância no processo de desenvolvimento e de socialização, pois essas atividades podem ser físicas ou mentais, organizadas por um sistema de regras. São atividades lúdicas que, portanto, proporcionam prazer, buscando satisfação própria.
...