Relatório Final de Estágio
Por: Jeniffer Almeida • 18/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.245 Palavras (9 Páginas) • 396 Visualizações
UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA
Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE)
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
HÉRCULES HILÁRIO DE ALMEIDA R.A. 1126496
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Campinas – SP
2016
AMANDA STEFANI BARUSSO TEIXEIRA
SARA CRISTINA ADRIANO CARDOSO
RYAN MATHEUS VALENTIN
THAIS DE OLIVEIRA ALMEIDA
NITRATO
Relatório apresentado à Coordenadoria
de Estágios em Educação da UNIP
Interativa, para aprovação em Estágio
Supervisionado.
Campinas – SP
2016
SUMÁRIO
- Descrição da experiência vivenciada durante o estágio em Educação Infantil e Ensino Fundamental......................................................................................1
- Relatório da Palestra: O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional (Professor Marcello Ribeiro).............................................................................2
- Relatório da Palestra: O Orientador Educacional na sua Prática Profissional (Professora Cristina Galindo)...........................................................................3
- Relatório da Palestra: O Gestor Educacional na sua Prática Profissional (Professora Maria Ephigênia de A. C. Nogueira).............................................4
- Relatório da Palestra: O Pedagogo Empresarial na sua Prática Profissional (Professor Gustavo Nascimento).....................................................................4
- Reflexão e Conclusão......................................................................................5
Referências Bibliográficas
- Descrição da experiência vivenciada durante o estágio em Educação Infantil e Ensino Fundamental
O estágio supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental, foram realizados na mesma Instituição de ordem Particular denominadada Centro Educacional Aquarela, situada na cidade de Engenheiro Coelho-SP, que atende crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. É um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.
A instituição conta com uma infra-estrutura modesta: salas de aula adequadas à faixa etária; quadra esportiva; gramado sintético; parque infantil; brinquedoteca; laboratório de informática; Biblioteca; refeitório, banheiros masculinos e femininos. Esta escola mostrou ser um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.
As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala. Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação. Nesta instituição estagiei no período de: 01/09/2014 a 12/12/2014, e tive várias oportunidades de participar de diversos projetos, como: desfile da primavera, semana da criança, noite do pijama e oficina de culinária.
A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, e na roda de conversa. Há também uma rotina semanal pré-estabelecida pela diretora, com cronograma de disciplinas obrigatórias em todas as turmas, como a psicomotricidade, educação física, inglês, música e espanhol. A organização das atividades na Educação Infantil e no Ensino Fundamental são em forma de Projetos, atividades diversificadas e atividades permanentes. Os “Espaços de aprendizagem” são utilizados como suporte para o desenvolvimento dos Projetos, das atividades diversificadas e das atividades permanentes. As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, e proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando idéias e sentimentos.
A metodologia de ensino é apostilada do sistema Objetivo. O estágio teve a duração de 140 horas no nível infantil I, II, e III, no período vespertino; E 120 horas no nível Fundamental do 1º ao 5º ano. O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação.
2. Relatório da Palestra: O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional
Libâneo, (2002, p. 29,30) ressalta a importância da prática pedagógica para educadores e implica vários conceitos empíricos para tal prática; sendo que formalmente considera-se o "pedagógico" como um dos processos educativos, metodológicos ao modo de ensinar. Desse modo, percebe-se que é um campo de conhecimento que trata sobre a problemática educacional visualizando sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.
Portanto, o supervisor constitui-se em um agente de mudanças, facilitador e mediador, oportunizando uma relação de harmonia entre os interlocutores da instituição. Sua prática não deve está dissociada da teoria e nem a teoria da prática. Conforme aponta a seguir Houssaye, citado por Libânio (2002, p. 35):
Por definição, o pedagogo não pode ser nem um puro e simples prático nem um puro e simples teórico. Ele está entre os dois. A ligação deve ser ao mesmo tempo permanente e irredutível, porque não pode existir um fosso entre a teoria e a prática. É esta abertura que permite a produção pedagógica. Em conseqüência, o prático em si mesmo não é um pedagogo, é mais um utilizador de elementos, de idéias ou de sistemas pedagógicos. Mas o teórico da educação; pensar o ato pedagógico não basta. Somente será considerado pedagogo aquele que fará surgir um "mais" na e pela articulação teoria e prática na educação.
...