Relatório de Estagio Pedagogia
Por: zenethrocha • 18/3/2022 • Trabalho acadêmico • 4.140 Palavras (17 Páginas) • 1.148 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 LEITURAS OBRIGATORIAS 4
1.1 A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
2.1 CONHECER A FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO(PPP) 6
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 8
3.1 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 8
4 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 10
5 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGOGICA e ADMINISTRATIVA 12
6 PLANOS DE AULA 14
6.1 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário.
O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.
Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e
profissional qualificado.
Este relatório de estágio foi produzido de maneira adaptada, sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, devido a pandemia mundial do COVID-19, afim de favorecer a nós graduandos do curso de pedagogia plenos saberes quanto a aspectos significativos que serão vivenciados durante toda a nossa profissão, objetivando maior eficiência em nossa atuação como docente.
LEITURAS OBRIGATORIAS
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.
Dessa forma, a interdisciplinaridade como um enfoque teórico-metodológico ou gnosiológico surge na segunda metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das ciências humanas e de educação, como um movimento contemporâneo que emerge na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento, vem buscando romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes.
O conceito de interdisciplinaridade vem sendo discutido nos diferentes âmbitos científicos e muito fortemente na educação. Sem dúvida, tanto as formulações filosóficas do materialismo histórico e dialético, quanto as proposições pedagógicas das teorias críticas trouxeram contribuições importantes para esse novo enfoque epistemológico. De fato, é no campo das ciências humanas e sociais que a interdisciplinaridade aparece com maior força.
Inicialmente, a interdisciplinaridade aparece como preocupação humanista, além da preocupação com as ciências. Quanto a definição de conceitos, ou de um conceito, para interdisciplinaridade, contudo parece estar ainda em construção. Qualquer demanda por definição unívoca e definitiva deve ser a princípio rejeitada, por tratar-se de proposta que inevitavelmente está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes.
O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa `a abordagem disciplinar normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudo. A interdisciplinaridade está sempre situada no campo onde se pensa a possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber parcelado.
A interdisciplinaridade visa a recuperação da unidade humana pela passagem de uma subjetividade para uma intersubjetividade e assim sendo, recupera a ideia primeira de cultura, a especialização do conhecimento cientifico é uma tendência que nada tem de acidental, ao contrário, é condição de possibilidade do próprio progresso do conhecimento, expressão das exigências analíticas que caracterizam o programa de desenvolvimento da ciência que vem dos gregos.
Portanto a escola é um lugar legítimo de aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimento, cada vez mais precisará acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e simultaneamente apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam da reconstrução de novos conhecimentos.
...