Relatório de estágio Ensino Fundamental
Por: Maria0412 • 29/3/2016 • Relatório de pesquisa • 2.758 Palavras (12 Páginas) • 924 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
VANESSA CIVA, RU: 961754
RAQUEL CAVALHEIRO, RU: 933821
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL
Tutor Local: Arlete Maria Giolo
Disciplina: Estágio Supervisionado
NONOAI
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 1]
NONOAI
2014
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO...............................................................................................................1
2 - DESENVOLVIMENTO.................................................................................................2
2.1 - IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA...................................................3
2.2 - CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA..........................4
2.3 – DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO... 5
3 – PLANO DE AULA.........................................................................................................6
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................7
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................8
INTRODUÇÃO
Sabemos que o estágio é o eixo central para a formação de professores, como cita Pimenta e Lima (2004), pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia [...].
As atividades de estágio supervisionado, descritas no decorrer deste relatório, é uma atividade de diálogo, observação, conhecimento e intervenção na realidade, e indispensável á formação do futuro professor, pois possibilita o futuro profissional da educação uma melhor visão de realidade. O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática, baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar os conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal. O estágio descrito neste relatório foi realizado na escola: E.M.de E.F. São Benedito, localizada no interior do município de Rio dos Índios – RS na turma do 3° ano do ensino fundamental, no período de 09 de junho de 2014 á 30 de junho de 2014.
O estagio é um processo de aprendizagem indispensável ao futuro profissional da educação, quem deve estar preparado a enfrentar e vencer os desafios da sua formação. Os objetivos do Estágio Supervisionado é refletir sobre o papel docente, a organização do Ensino Fundamental, as metodologias de ensino, verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de observar o cotidiano da escola, refletir e procurar possíveis soluções para as situações-problema enfrentadas no cotidiano escolar, entre diversas outras. O presente relatório também tem como objetivo contextualizar o que conseguimos aprender, conciliar a teoria e a pratica que aprendemos no curso de pedagogia, observar como se constitui o ensino, nos colocar frente a frente às questões, dificuldades, desafios e alegrias da nossa futura profissão.
O estágio supervisionado é de suma importância para instrumentalizar o estudante de pedagogia, para que possamos nos familiarizar com o contexto em que vamos atuar futuramente, para o futuro professor possa interagir com os alunos, os professores e o ambiente escolar, para que possamos nos questionar aprender, sanar dúvidas sobre a nossa própria pratica, para que possamos desenvolver uma dimensão investigativa, a pratica da pesquisa, um período de aproximação com o contexto em que vamos atura ao promover vivencia diversas no ambiente escolar.
Durante a realização do Estágio Supervisionado, a metodologia ocorreu por meio da análise dos livros, entrevista com os professores, observação, leitura e artigos disponibilizados para o enriquecimento da pesquisa e dos dados obtidos. O Presente relatório visa contextualizar em itens, a identificação da escola, concepção pedagógica, caracterização da sala de aula, dos professores, da turma observada, das aulas acompanhadas, além de um plano de ensino elaborado a partir das observações, tudo para visar um melhor esclarecimento do estágio de Observação realizado na disciplina de estágio supervisionado do ensino fundamental.
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio descrito neste relatório foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Benedito, localizada na comunidade de Encruzilhada Bela Vista, interior do Município de Rio dos Índios, CEP 99610-000 no estado do Rio Grande do Sul. O contato está disponibilizado pelo e-mail: eefsb@hotmail.com.
A escola oferta atendimento do Pré-Escolar ao nono ano do ensino fundamental, atualmente a instituição atende um total de 83 alunos, destes, um está em processo de inclusão. A escola tem funcionamento no período matutino das 07h45min às 11h45min, e no período vespertino das 13h00min às 17h00min, sendo que cada turno é composto por quatro períodos, com duração de 55min por período e intervalo de 20 minutos. O estágio foi realizado no período de 09 de junho de 2014 á 30 de junho de 2014 no período matutino, sendo observada a turma da 3ª série do ensino fundamental.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
Segundo concepções de Vygotsky (1998) “A premissa é de que o homem constitui-se como tal através de suas interações sociais, portanto é visto como alguém que transforma e é transformado nas suas relações produzidas em uma determinada cultura”.
Visando a quebra dos paradigmas de que a escola é vista distante da realidade dos educando, controlada pelo professor detentor do saber e de um aluno passivo, a escola em questão propôs um Projeto Político Pedagógico que abrange tais assuntos de maneira precisa, e ainda busca retratar estas questões como uma forma de ir além dos muros da escola, pois é fundamental ter uma nova visão sobre a educação que temos hoje, e para isso é fundamental superar o método tradicional tecnicista de conteúdos fragmentados.
...