Relatorio de Estagio
Por: Raffaelle Lima • 29/9/2018 • Relatório de pesquisa • 6.177 Palavras (25 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 7
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 13
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 24
CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS 31
- INTRODUÇÃO
O estágio Supervisionado em docência na Educação Infantil é uma oportunidade que é oferecida ao educador com possibilidades de compreender o desenvolvimento da aprendizagem da criança, aprimorando a qualidade do trabalho educativo. No qual utilizamos da prática para vivenciar e conhecer melhor um ambiente escolar e seu funcionamento.
O Presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas pela escola durante o estágio em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Unopar, com a carga horária de 100 horas, distribuídas em 52 horas de atividades realizadas na escola e 48 horas dedicada ao estudo teórico.
Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram observadas na prática a docência da Sra. Sandira da Rocha Menezes, como também a análise crítica, da situação de ensino/aprendizagem na aula da turma 102 do Pré I, com a intenção de registrar tudo que o que foi visto por mim, no que tange as experiências vividas durante o estágio de observação e regência.
O estágio foi realizado na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Pré I, no período da tarde. A observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos interessa a partir das observações, que visa conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno e professor, para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem.
O período de vida atendido pela Educação Infantil caracteriza-se por marcantes aquisições: a marcha, a fala, a formação da imaginação e da capacidade de fazer de conta e de representar usando diferentes linguagens. Embora nessas aquisições a dimensão orgânica da criança se faça presente, suas capacidades para discriminar cores, memorizar poemas, representar uma paisagem através de um desenho, consolar uma criança que chora etc., não são constituições universais biologicamente determinadas e esperando o momento de amadurecer. Elas são histórica e culturalmente produzidas nas relações que estabelecem com o mundo material e social mediadas por parceiros mais experientes.
Isso por que, na realização de tarefas diversas, na companhia de adultos e de outras crianças, no confronto dos gestos, das falas, enfim, das ações desses parceiros, cada criança modifica sua forma de agir, sentir e pensar. Cada criança apresenta um ritmo e uma forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade, e elabora um modo próprio de agir nas diversas situações que vivencia desde o nascimento conforme experimenta sensações de desconforto ou de incerteza diante de aspectos novos que lhe geram necessidades e desejos, e lhe exigem novas respostas. Assim busca compreender o mundo e a si mesmo, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-as continuamente em cada interação, seja com outro ser humano, seja com objetos.
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Estágio Supervisionado em Educação Infantil do 6º período foi orientado pela Professora Sandira da Rocha Menezes, o estágio foi realizado na turma 102 do Pré I, na Escola Municipal Monteiro Lobato, situada a Rua Alfredo Zaire, 102, no Conjunto: Bela Vista, quadra 20. CEP: 69.906-370 na cidade de Rio Branco-AC.
A Escola Monteiro Lobato é uma Instituição Municipal de Ensino com atendimento para crianças de Educação Infantil e Pré-escola. Funciona nos turnos da manhã e da tarde, dás 07h00min às 11h00min e dás 13h00min ás 17h00min. O espaço físico da escola oferece um ambiente agradável e no tocante aos aspectos de dimensão física, conta com uma infraestrutura de dependências administrativas: 39 funcionários, 10 de 06 salas de aulas utilizadas, sala de diretoria, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, cozinha, parque infantil, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, refeitório, despensa, almoxarifado, pátio coberto, pátio descoberto, área verde. Equipamentos: computadores administrativos, computadores para alunos, TV, DVD, impressora, aparelho de som, projetor multimídia (data show), câmera fotográfica/filmadora. Infraestrutura: Alimentação escolar para os alunos, água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica e acesso à Internet.
A escola trabalha de forma organizada, tem entre 20 a 25 alunos em média, por sala, totalizando um número aproximado de 278 alunos na escola, com a carga horária de 200 dias letivos. Atende crianças do município de Rio Branco, do Bairro Floresta e suas adjacências, grande parte de bairros próximos. No intervalo as turmas saem três salas por vez e cada uma tem um período de quinze minutos para o lanche.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola não é incluído nas salas comuns, porque a escola tem uma sala especializada. A escola tem laboratório de informática, não tem biblioteca, mas em cada sala reserva-se um espaço para a leitura com as crianças, tornando assim o ambiente bem agradável.
A Escola Monteiro Lobato, não tem psicopedagoga, mas conta-se com a presença de uma professora de educação especial para dar atendimento aos alunos com necessidades especiais.
No que se refere à Função Social da Instituição, a escola busca por uma postura pedagógica adequada ao processo de construção do conhecimento.
A Proposta Curricular da escola segue as instruções contidas nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e a proposta da Secretaria Municipal de Educação para a Educação Infantil, abrangendo assim os âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social – com eixo de estudo Identidade e Autonomia, e o âmbito de experiência Conhecimento de Mundo – com os eixos de estudo: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, e Matemática como prática de aprendizagem.
...