Relatorio de estagio
Por: enzoetati • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 4.142 Palavras (17 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 1]
TATIANE ZANDONAI
TURMA – PED 0756
RELATÓRIO DE ESTÁGIO I
Relatório de Estágio I do Curso de _Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci, realizado na Escola Núcleo Municipal de Ensino Tarumazinho, junto aos profissionais entrevistados.
Professor(a) Tutor(a) Externo(a): Marcia Regina Martarello muller
ÀGUAS FRIAS
08/12/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
3 ROTEIRO E RESPOSTAS DOS ENTREVISTADOS 5
4 ANÁLISE DAS ENTREVISTAS EM RELAÇÃO AO PROJETO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...... 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6 REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade refletir a relação entre teoria, prática e ação, bem como buscar uma maior compreensão entre o processo de construção do conhecimento e o contexto social, cultural e histórico que fundamentam a Prática Pedagógica bem como a importância da formação continuada do professor para o desenvolvimento de sua prática pedagógica. Sendo que para isto foi realizada uma entrevista com professores que atuam no Ensino Fundamental, na unidade Escolar Núcleo, Municipal de Tarumâzinho localizada no interior do município de Águas Frias.
Esta dissertação tem como objetivo investigar, compreender e aprender um pouco, como é a prática dos profissionais que atuam no Ensino Fundamental e como estes vêem vivenciando a sua formação continuada, bem como a sua relação com o processo de ensino aprendizagem.
O presente relatório corresponde também às atividades que devem ser cumpridas integralmente para o Estágio I de Disciplinas Pedagógicas no ano de 2014 do curso de Pedagogia da Uniasselvi.
Compreendemos que os estágios são de suma importância, estes nos dão embasamento teórico, técnicas, conhecimentos científicos e trocas de experiências.
Para que este trabalho fosse realizado com eficiência, procurou-se buscar formas e metodologia que auxiliasse na compreensão de fatos e proporcionasse um maior conhecimento.
A metodologia, ou seja, a descrição dos métodos e técnicas utilizadas, não só contemplou a fase de exploração de campo como a definição de instrumentos e procedimentos para a análise dos dados e, com os dados em mãos, partiu-se para as bases teóricas que deram subsídios para compreender e analisar o trabalho dos professores que atuam no Ensino Fundamental da referida unidade escolar.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A educação básica chegou ao século XX trazendo significativas mudanças sociais, econômicas, política, culturais, cientifica e tecnológicas. É um tempo de expectativas e perplexidade, mas também um momento rico de possibilidades.
Nessa nova realidade a educação ainda busca encontrar formas de garantir a todos os cidadãos brasileiros uma educação básica de qualidade. Para que isso aconteça, a escola enquanto organização social tem compromissos a serem atingidos. O principal deles com certeza são com o real aprendizado dos estudantes, ou seja, sua atividade maior é o processo de ensino-aprendizagem.
Para que este processo realmente aconteça e tenha êxito é necessária uma formação docente que possibilite e amplie os conhecimentos teóricos e metodológicos do educador.
Diante disso nos diz Santos (2008):
“O professor não pode se abster de estudar, pois são grandes os desafios que enfrenta”.( Santos,2008. pg. 12).
Durante muito tempo se acreditou que o individuo, ao concluir a graduação, estava capacitado, suficientemente pronto para a atuação profissional.
Nessa realidade, a sociedade de hoje, marcada por inúmeras transformações, manifesta a sociedade de reflexão sobre os saberes docentes e a profissionalização. É uma realidade que exige um repensar da formação docente levando em conta seus saberes. Nessa perspectiva se avalia a significativa importância da formação docente onde se desenvolva a prática, não apenas as teorias repassadas pelas Universidades e Faculdades, onde muitas delas são verdadeiras fábricas de diplomas, onde a exigência para o acadêmico é mínima, fazendo com que esse profissional não saia nem mesmo com o conhecimento teórico básico e completamente desprovido da didática pedagógica essencial para uma boa formação do educador.
Com base em leituras se acredita que a formação em ensino fundamental contribui e muito para didática pedagógica e metodológica diária do educador, ressaltar sempre que é importantíssima a formação em licenciatura, mas que o ensino fundamental venha a contemplar essa formação.
Formação teórica e conhecimento sobre a didática pedagógica e metodológica são elementos indispensáveis para uma aula de qualidade. A formação docente deve ser permanente e com um real compromisso com as necessidades do educando.
O educador precisa de preparação profissional, capaz de garantir a formação para ensinar os conteúdos pré-destinados e planejados, acompanhar o desenvolvimento do educando, avaliar, organizar, ensinar valores, atitudes e ate normas de convivências coletivas.
Segundo Santos (2008), “É um processo permanente de reflexão, ação, reflexão ação...”.
Esta capacidade oportuniza ao educador alem dos saberes e as práticas para uma aula de qualidade, também os conhecimentos sobre questões educacionais e socioculturais.
...