Relatorio de estagio
Por: Adrianacamato • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.067 Palavras (13 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
ADRIANA SEÍZA CÂMARA
RA 394927
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I
ARARAS – SÃO PAULO
2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
ADRIANA SEÍZA CÂMARA
RA 394927
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Fundamental I.
ARARAS – SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DO ESTÁGIO
INTRODUÇÃO
1. DESENVOLVIMENTO
1.1. Observação e Interação na Escola
1.2. Observação das Aulas
1.3. Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola
1.4. Plano de Aula
1.5. Regência
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome do Estagiário: Adriana Seíza Câmara
RA: 394927
Curso: Pedagogia
Semestre: 5º
Ano: 2014
Início do estágio: 15/09/2014
Término do estágio: 26/09/2014
INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DO ESTÁGIO
Nome da instituição: EMEIEF Prof.ª Maria Zélia Padovani Martins Pereira
Endereço: Rua Wadih Georgeos Hoche, 300 Pq. Tiradentes – Araras/SP
CEP: 13.606-664
Telefone: (19) 3542-2145
Responsável: Andrea Aparecida Basqueira Fornaro
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado em Educação Fundamental I, apresentado neste relatório, realizou-se na instituição EMEIEF. Profa. MARIA ZÉLIA PADOVANI MARTINS PEREIRA, localizada endereço: Rua Wadih George Hoche, nº300 Parque Tiradentes - Araras/SP, no período de 15 de setembro de 2014 á 26 de setembro de 2014. A observação, interação e regência deu-se de acordo com a vivência do cotidiano e da realidade escolar do 3º ano da Educação Fundamental - ciclo I, sendo cumpridas 5 horas diárias do período da tarde, totalizando uma carga horária de 50 horas práticas, divididas em: interação, plano de aula e regência.
Outras 50 horas foram direcionadas ás atividades de auto estudo, leitura de manual, relatório técnico científico e documentação, totalizando assim, 100 horas de estágio, obrigatório para o cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Fundamental I.
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
- DESENVOLVIMENTO
Mediante estágio supervisionado realizado na unidade escolar, segue o relatório das atividades de observação, interação e regência. Por meio da observação, a estagiária pode refletir e vislumbrar sobre as futuras ações pedagógicas, visto que, o estágio oferece um momento privilegiado em que o estudante aprende com a realidade escolar. Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 6).
Assim, durante o Estágio Supervisionado, a estagiária observou o cotidiano do fazer pedagógico de uma escola de ensino fundamental, tendo a oportunidade de realizar a diagnose/caracterização da instituição, investigando o seu contexto educativo, culminando com a elaboração do relatório de observação.
- Observação e Interação na Escola
A EMEIEF. Profa. MARIA ZÉLIA PADOVANI MARTINS PEREIRA foi construída especificamente para atender crianças de Educação Fundamental I e também de Educação Infantil. A escola conta com um espaço bastante amplo e se encontra em boas condições para receber os alunos, o espaço ao ar livre é utilizado para atividades físicas diversificadas, além de pátio com área coberta. A instituição dispõe de uma ampla estrutura física, que condiz muito bem com os padrões exigidos para o atendimento dos alunos de Educação Fundamental.
...