Relatorio de estágio em pedagogia
Por: juscicleia • 24/11/2016 • Relatório de pesquisa • 6.834 Palavras (28 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
MARIANA SANTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MEDEIROS NETO - BAHIA
2016
[pic 2]
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Escola Municipal Professora Iêda Alves de Oliveira & Creche Francistônio Alves Pinto
PERÍODO: De 01 de agosto a 20 de outubro de 2016
DURAÇÃO:
300 H
NOME DO ESTAGIÁRIO:
Mariana Santos
MEDEIROS NETO - BAHIA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................... 4
2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 6
2.1 DADOS DA INSTITUIÇÃO ............................................................................6
2.2 ANÁLISE DO PPP........................................................................................24
3 PRÁTICA EFETIVA NAS ESCOLAS...............................................................26
3.1 Docência participativa..................................................................................26
4 DOCÊNCIA: REGÊNCIA DE AULAS.............................................................29
4.1 ATIVIDADES DE ENSINO ...........................................................................34
5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO.............................................35
5.1 ATIVIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL …………………………………………………………………..…35
5.2 ATIVIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO NO PRÉ 2 – PRÉ ESCOLA…………….……………………………………………………………….. 41
6 CONCLUSÃO.................................................................................................44
7 REFERÊNCIAS...............................................................................................46
8 ANEXOS.........................................................................................................49
1 INTRODUÇÃO
O Estágio é um momento de fundamental importância no meio do processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que foi aprendido na Faculdade e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele, o estudante pode perceber as diferenças e exercitar sua adaptação ao mercado de trabalho. O estágio de observação é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, o licenciando poderá refletir e vislumbrar sobre as suas futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão critica, construindo a sua identidade e lançando dessa forma, um novo olhar sobre o ensino.
A disciplina de estágio é obrigatória nos cursos de formação de professores, e sua proposta inicial é colocar o futuro educador em contato com o contexto real da escola. Portanto, o estágio é a ponte de acesso entre a teoria adquirida no espaço da universidade e a prática pedagógica escolar. Essa integração entre teoria e prática permite ao estagiário perceber as especificidades e as dimensões da realidade escolar em relação com a sua contextualização social.
O estágio é um espaço privilegiado de questionamento e investigação onde a aproximação do aluno estagiário com o docente da escola não é apenas para verificação da aula e do modo de conduzir a classe, mas é também para pesquisar a pessoa do professor, seu ingresso na profissão, a forma como conquistou seus espaços e como vem construindo sua identidade profissional ao longo dos anos.
O relatório de observação de estágio dentro do ensino de Pedagogia, tem como objetivo: tratar de descrever a realidade educacional das escolas visitadas, compreender a construção do ensino e consequentemente a da aprendizagem nos ambientes escolares observados, descrevendo através de observação as metodologias aplicadas na sala de aula.
O estágio é um período necessário para o processo de formação profissional, o qual possibilita ao estudante ter vivência com os conhecimentos aprendidos na sua formação superior, pois é o espaço no qual o acadêmico irá compartilhar seus conhecimentos, fazendo relação entre a teoria e a prática, cooperando para a construção de uma melhor educação através dos seus apontamentos baseados em suas experiências.
No estágio de observação é necessário observar e analisar dez aulas do Ensino Fundamental e outras dez na Pré-Escola, considerando o seu funcionamento, conjugando-as com os outros componentes que compõem o processo. O estágio tem o objetivo de proporcionar um contato dos futuros professores Pedagogos com a sala de aula, ambiente que precisa se habituar para que seu desempenho enquanto educador seja eficaz. O estágio do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Professora Silvete Santos Pereira, e o da Pré-Escola foi realizado na Creche Francistônio Alves Pinto. As observações aconteceram no período vespertino. O cunho principal deste relatório é apresentar a realidade vista e após desenvolver uma análise critica sobre o que foi presenciado. Este relatório está dividido em partes: primeiramente os procedimentos, pelos quais serão apresentas as escolas estudadas, descrevendo os aspectos físicos, humanos e pedagógicos. Dentro deste mesmo item serão descritas as aulas presenciadas durante todo o processo de observação. A análise crítica dos resultados trabalhará uma reflexão acerca do que foi visto, os pontos positivos e negativos da experiência do estágio, utilizando teóricos que trabalham na área de ensino-aprendizagem, como também pensadores da área da filosofia, alguns estudados durante o período de estudo anterior ao contato com a sala de aula. Em seguida, o relatório apresentará a bibliografia que sustenta toda à argumentação.
...