Relatório Estagio Eja
Por: joao241171 • 18/11/2018 • Relatório de pesquisa • 3.187 Palavras (13 Páginas) • 2.403 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR
BIANCA MACHADO SILVEIRA
150114009
CRICIÚMA-SC
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Tamiris Aparecida Bueno Morgado.
BIANCA MACHADO SILVEIRA
150114009
CRICIÚMA-SC
2018
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 15
2 DESENVOLVIMENTO 16
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 18
2.1.1 Caracterização da escola de EJA 18
2.1.2 Caracterização da Instituição em Espaço não Escolar 19
2.2 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 20
2.2.1 Observação na EJA 20
2.2.2 Observação em Espaço não Escolar 21
2.3 PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PROFESSORES NA EJA 22
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EJA 22
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 25
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma experiência enriquecedora para a formação de futuros educadores, por possibilitar o contato direto com um dos possíveis espaços de atuação do (a) pedagogo (a). Durante o estágio pudemos vivenciar um pouco da realidade das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos - EJA, além de poder pôr em prática parte das teorias por nós estudadas ao longo do curso, tanto no período de observação, quanto na construção dos planejamentos e na aula propriamente dita. É lamentável que uma experiência deste porte seja realizada num espaço de tempo tão curto, limitando inclusive a ampliação dos nossos conhecimentos.
O estágio faz-se como um campo de conhecimentos fundamental para o nosso processo formativo. É neste contexto que podemos compreender também nosso papel de reprodutores e/ou transformadores sociais. Nesta construção de modelo de professor que queremos ser, podemos focar a exclusiva reprodução de conhecimento científico ou, além desta reprodução de modelo social, próprio da prática escolar, tomarmos o papel de gerador de transformação social, fazendo com que os alunos reflitam sobre as questões sociais que os envolvem. Esta reflexão também é proporcionada durante o estágio.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção e construção”(FREIRE,1996,p. 47)
Desta forma, podemos entender a importância desta construção profissional onde se vivencia um confronto entre teoria e prática na busca da construção do sujeito professor, assim como a observação desta relação como enriquecedora para um bem maior que é a própria sociedade que usufrui dos frutos individuais nesta junção do coletivo. Como resultado do estudo em questão, foi proposta a elaboração de um artigo desenvolvido como atividade final da disciplina de Estágio Supervisionado em EJA, que é aqui apresentado. Para tanto foi desenvolvido um estudo bibliográfico no transcorrer da disciplina, organizamos observações em sala com os alunos e a professora da escola, e planejamos as regências baseadas no cotidiano dos educandos observados e conforme estipulado pela professora em questão. Ao final do estudo e pesquisa, fomos avaliados pela professora da disciplina de estágio supervisionado e pelos educandos da escola analisada.
DESENVOLVIMENTO
Neste item do relatório falarei um pouco das experiências que obtive durante o Estagio Supervisionado IV, e um pouco sobre a instituição na qual foi realizado o Estagio.
Fui destinada a turma que pertencia da 1° à 5° fase , que tratava de adultos de idades bem variadas,mas todos tinham a partir de 35 anos de idade, para cumprir uma carga horária de 9 horas para observação e 9 horas para docência.
Durante o Estágio Supervisionado, foi possível verificar na prática a atuação dos professores, como ensinam como lidam com os alunos, como falam,quando devem chamar a atenção ou elogiar um aluno, como interferir quando o aluno não está atendendo as expectativas, a melhor maneira de ajuda-los em seu aprendizado.
Também foi possível observar o funcionamento da escola, como atua o corpo docente, como funciona a direção, a coordenação, enfim todos os espaços da Escola.
Não se esquecendo da importância de se fazer o planejamento de aula, onde é necessário estudar e se preparar para depois pôr em prática suas intenções. E após cada plano executado, fazer a avaliação não só dos alunos, mas também do próprio autor do plano, para avaliar assimilaram o que foi proposto e se o professor alcançou seu objetivo.
Com certeza este estágio foi uma experiência única e gratificante na minha vida pessoal e profissional, pois provocou em mim o desejo de pôr em pratica tudo de bom e útil que vi e aprendi, e de fazer diferente o que não me foi agradável. Enfim possibilitou crescimento e amadurecimento, com o intuito de me tornar uma boa professora e alcançar o objetivo, que creio ser em comum com meus colegas, que é o de contribuir para a formação de cidadãos críticos, que iniciam seu aprendizado tardio na escola.
...