Relatório Fundamental I
Por: wandafazzio • 22/9/2016 • Relatório de pesquisa • 4.215 Palavras (17 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
UNIVERS IDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Pedagogia
Projeto Integrador II
A educação de jovens e adultos e seu contexto histórico
Luciana dos Santos Caetano | RA 679 1391607 |
Rita de Cass ia Sinti | RA 6945458139 |
TUTORAS
Aline Tereza Zamboni Garcia
Rosane de Assis Rodrigues
Sorocaba
Junho, 2016
Sumário
Resumo 2
Introdução 3
2 Os Direitos assegurados pela Constituição 4
3 A identidade da Educação de Jovens e Adultos 5
3.1 Práticas Pedagógicas aplicadas na Educação de Jovens e Adultos 6
3.2 A Formação do Docente na Educação de Jovens e Adultos 9
4 A Erradicação do Analfabetismo no Brasil 11
5 Considerações Finais 13
Referências bibliográficas 14
Resumo
A educação no Brasil tem o seu trabalho respaldado na legislação, a Constituição Federal assegura o direito a todo o cidadão acesso e permanência na escola e a lei de diretrizes e bases da educação (Lei 9394/96). O sujeito como agente participativo na sociedade deve requerer seus direitos assegurados pela constituição. O principal objetivo do estudo aqui apresentado é analisar as metodologias e recursos didáticos utilizados pelo professor no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos para a formação do sujeito critico capaz de atuar na sociedade. A formação do docente nesta modalidade de ensino, e os programas do governo ao longo da história para erradicar o analfabetismo no Brasil. Para concluir a pesquisa o educador deve pensar em suas práticas pedagógicas valorizando o adulto e seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
Palavras chaves: Metodologia, Aprendizagem, Educação de jovens e adultos, Docente.
2
Introdução
A Constituição Federal assegura os direitos e deveres de cada individuo na sociedade incluindo o direito a educação, e a lei que respalda este direito é a Lei de Diretrizes e bases (Lei 9.394/96).
E a educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino direcionada aquelas pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada ou que não tiveram acesso á educação. Por isso a importância de pensar sobre esta modalidade de ensino. A sociedade em constante mudança busca cidadãos críticos capazes de atuar diante da realidade apresentada pela própria sociedade.
O tema abordado neste artigo relata a importância do processo de ensino – aprendizagem de jovens e adultos no Brasil. O professor como mediador entre o sujeito e o conhecimento deve pensar sobre os métodos e recursos didáticos abordado nesta modalidade de ensino, levando em consideração a idade, bagagem cultural e social que este jovem e adulto trás consigo, levando o educador a pensar sobre suas práticas pedagógicas.
O educador deve pensar em metodologias que diferencie o seu trabalho dos demais, ampliando o conhecimento do educando e trazer para a realidade deste sujeito recursos que auxilie no processo de ensino e aprendizagem.
O trabalho do docente nesta modalidade de ensino é um desafio que precisa ser discutido, pois cabe ao educador participar da construção de uma sociedade mais democrática e crítica e esta construção começa pela educação.
A evasão escolar é marcada pela desigualdade social e é uma realidade no contexto escolar, e diante de uma sociedade em constante transformação sócio política leva o jovem ou adulto a procurar esta modalidade de ensino.
A educação brasileira é marcada pelo alto índice de analfabetismo e ao longo da história vários programas foram criados pelo governo para erradicar o analfabetismo. A educação de jovens e adultos esta entre estes programas para mudar a realidade brasileira.
O desenvolvimento da pesquisa tem como respaldo a análise teórica, esta metodologia permite analisar todos os documentos necessários para embasar todo o trabalho sem que haja o contato direto com o sujeito da pesquisa e alcançar os objetivos do estudo aqui estabelecidos.
3
2 Os Direitos assegurados pela Constituição
A educação é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo novamente, o ser humano precisa apropriar-se da cultura, de tudo o que a humanidade já produziu. A educação era importante no passado, hoje é muito mais importante e decisiva na vida de uma pessoa, em uma sociedade totalmente baseada no conhecimento.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 no seu artigo 26 reconhece o direito de todos à educação, o direito de todos ao “desenvolvimento pleno da personalidade humana” e a necessidade para fortalecer o “respeito aos direitos e liberdades fundamentais”. Moacir Gadotti (2006), se baseando nestes pressupostos, sustenta que esse direito não pode se limitar somente às crianças e jovens, mas ele deve ser garantido pelo Estado a todos sem exceção, priorizando os grupos sociais mais vulneráveis. Para Gadotti (2006), o direito à educação não pode ser desvinculado dos direitos sociais. Portanto a educação é um direito de todo ser humano.
...