TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Pedagogia

Por:   •  18/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

   

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATORIAS        4

1.1        A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

2.1        CONHECER A FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO(PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

3.1        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        10

5        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGOGICA e ADMINISTRATIVA        12

6        PLANOS DE AULA        14

6.1        ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

        

INTRODUÇÃO

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque   promove   oportunidades   de   vivenciar   na   prática   conteúdos   acadêmicos, propiciando   desta   forma, a   aquisição   de   conhecimentos   e   atitudes   relacionadas   com   a profissão escolhida pelo estagiário.

 O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante   ambiente   de   aprendizagem   adequado   e acompanhamento   pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.

    Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e

profissional qualificado.

Este relatório de estágio foi produzido de maneira adaptada, sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, devido a pandemia mundial do COVID-19, afim de favorecer a nós graduandos do curso de pedagogia plenos saberes quanto a aspectos significativos que serão vivenciados durante toda a nossa profissão, objetivando maior eficiência em nossa atuação como docente.

  1. LEITURAS OBRIGATORIAS

  1. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

             A temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.

Dessa forma, a interdisciplinaridade como um enfoque teórico-metodológico ou gnosiológico surge na segunda metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das ciências humanas e de educação, como um movimento contemporâneo que emerge na perspectiva da dialogicidade e da integração das ciências e do conhecimento, vem buscando romper com o caráter de hiperespecialização e com a fragmentação dos saberes.

O conceito de interdisciplinaridade vem sendo discutido nos diferentes âmbitos científicos e muito fortemente na educação. Sem dúvida, tanto as formulações filosóficas do materialismo histórico e dialético, quanto as proposições pedagógicas das teorias críticas trouxeram contribuições importantes para esse novo enfoque epistemológico. De fato, é no campo das ciências humanas e sociais que a interdisciplinaridade aparece com maior força.

Inicialmente, a interdisciplinaridade aparece como preocupação humanista, além da preocupação com as ciências. Quanto a definição de conceitos, ou de um conceito, para interdisciplinaridade, contudo parece estar ainda em construção. Qualquer demanda por definição unívoca e definitiva deve ser a princípio rejeitada, por tratar-se de proposta que inevitavelmente está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes.

O que se pode afirmar no campo conceitual é que a interdisciplinaridade será sempre uma reação alternativa `a abordagem disciplinar normalizadora (seja no ensino ou na pesquisa) dos diversos objetos de estudo. A interdisciplinaridade está sempre situada no campo onde se pensa a possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas e onde simultaneamente se exprime a resistência sobre um saber parcelado.

A interdisciplinaridade visa a recuperação da unidade humana pela passagem de uma subjetividade para uma intersubjetividade e assim sendo, recupera a ideia primeira de cultura, a especialização do conhecimento cientifico é uma tendência que nada tem de acidental, ao contrário, é condição de possibilidade do próprio progresso do conhecimento, expressão das exigências analíticas que caracterizam o programa de desenvolvimento da ciência que vem dos gregos.

Portanto a escola é um lugar legítimo de aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimento, cada vez mais precisará acompanhar as transformações da ciência contemporânea, adotar e simultaneamente apoiar as exigências interdisciplinares que hoje participam da reconstrução de novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com