Relatório de estágio Ensino Fundamental
Por: 16102030 • 16/11/2018 • Relatório de pesquisa • 2.214 Palavras (9 Páginas) • 222 Visualizações
Relatório Crítico Reflexivo da Disciplina Estágio Curricular Supervisionado
1.Dados do Aluno
Curso | Licenciatura em Pedagogia |
Instituição | Unifran |
Nome | Ana Paula Diniz Sacho |
RGM | 16125789 |
Disciplina | Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Ano/ semestre de realização do estágio | 2018/2º |
2.Caracterização da Escola
O estágio foi realizado na Escola Municipal Cônego Vitor, localizada no endereço: Rua São Pedro nº 95 – Centro, na cidade de Três Pontas, Minas Gerais. A escola pertence a rede pública municipal de ensino, sob a gestão da diretora Érica Araújo Pereira Mendonça, a unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Educação, e atende aos educandos do 1º ao 5º do ensino fundamental.
A Escola Municipal Cônego Vitor foi inaugurada em outubro do ano de 1924, e passou por várias mudanças e também melhorias ao longo de sua história, e hoje conta com uma boa infraestrutura. Atualmente atende a 515 alunos distribuídos nos turnos vespertino e matutino. O espaço físico da unidade está distribuído em 11 salas de aula, 4 banheiros grandes, sendo 2 para meninos e 2 para as meninas, 2 banheiros para os funcionários, cozinha, refeitório espaçoso, bebedouros, recepção, secretaria, diretoria, supervisão, pátio, quadra de futebol, palco, sala de biblioteca, sala de informática e de videoteca, uma sala de AEE. A escola dispõe de computadores, impressoras, telefones, aparelhos de som, vídeo, televisão. A unidade chama atenção pela limpeza e organização em todos os espaços. As salas de aula são iluminadas e arejadas, decoradas com materiais confeccionados pelos próprios alunos e pelas professoras. A biblioteca está sempre aberta para alunos e professores, seu ambiente é alegre e convidativo, os livros ficam dispostos em prateleiras baixas para serem acessados facilmente pelas crianças. O laboratório de informática conta com 30 computadores bem conservados e em funcionamento, onde são utilizados softwares educativos para realização de atividades. O quadro de funcionários possui 18 professores, 2 assistentes de alfabetização, 8 estagiárias, 2 supervisoras pedagógicas, diretora e vice-diretora, 2 secretárias, bibliotecária, 4 cozinheiras, 10 auxiliares de limpeza. Todos procuram desenvolver um trabalho eficiente em prol da escola e na busca por uma educação de qualidade para seus alunos.
3. Introdução
Neste relatório serão apresentadas as observações e experiências do estágio que foi realizado em uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cônego Vitor, com início no dia 26/02/2018 e término em 16/04/2018. O estágio é um momento de grande valia na vida de um estudante de Pedagogia, é o início da construção de sua identidade docente, de entender sua função como educador, de aliar teoria à prática, e de ter contato com a realidade de sua futura profissão. Segundo KRUG (2008) o estágio deve ser [...] concebido como uma experiência, ou seja, como um conjunto de vivências significativas através das quais o estagiário identifica, seleciona, destaca os conhecimentos necessários e válidos para a atividade profissional.
Após vivenciar este período é possível destacar alguns pontos sobre a escola, seus profissionais e sua linha pedagógica. A escola Municipal Cônego Vitor se constitui em um espaço organizado, aberto aos pais e a comunidade, onde trabalham professores experientes e capacitados. Os documentos norteadores do Projeto Político Pedagógico da escola são a LDB 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a missão da unidade escolar, segundo o PPP é a formação do cidadão para participar ativamente da sociedade em que vive nos aspectos pessoal e profissional. O método de ensino tradicional ainda é muito utilizado na escola por seus profissionais mais antigos, mais a abordagem construtivista também se faz presente por professores de formação mais recente.
- Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação.
O período de observação e participação foi a oportunidade de observar a relação de ensino – aprendizagem, a relação aluno x professor, a importância de refletir sobre a práxis educacional, e de conhecer os conteúdos a serem trabalhados com os alunos.
Foram observadas 51h e 35 min de aula, e as participações totalizaram 21h e 35 min.
Posso destacar as atividades/aulas de Português, onde a professora regente trabalha diferentes gêneros textuais, por exemplo: as fábulas, lendas, tirinhas, notícias de sites da internet, poemas, etc. Através dos gêneros textuais ela trabalha a interpretação, leitura, oralidade a ortografia.
Nas aulas de matemática é trabalhado com os alunos as operações matemáticas de adição e subtração, usando cálculos, resolução de problemas, formas geométricas, sequências numéricas, classes numéricas, sistema monetário utilizando exemplos do cotidiano das crianças.
Nas aulas de Ciências/ Geografia e História são utilizados os livros da própria escola. Em Ciências os conteúdos foram hábitos de higiene, cuidados com a alimentação, preservação do meio ambiente, coleta seletiva. Nas aulas de Geografia foi estudado sobre as diferentes paisagens, zona rural e zona urbana, as transformações do meio ambiente, saber se localizar, conhecer sua rua/bairro. Em História a professora trabalha com pluralidade cultural, o tempo (passado, presente e futuro), dando destaque aos diferentes povos e modos de vida, enfatizando a valorização e respeito as diferenças culturais. Nas Artes são desenvolvidas atividades com desenhos, pinturas, murais utilizando como tema as datas comemorativas, também é trabalhado a dança e o teatro nas apresentações da turma.
Durante estas atividades destaco que a professora realiza seu trabalho de forma organizada e planejada de forma antecipada, mas deixando um espaço flexível para intervenção dos alunos durante a aula, se mostrou aberta ao diálogo, ao debate, dando vez e voz para as crianças, demonstra uma postura mediadora e também afetuosa, diversifica suas aulas com filmes, passeios quando possível, livros paradidáticos, a professora busca a contextualização e significação do ensino, para que faça sentido aos educandos. Estas observações justificaram e fundamentaram os estudos teóricos ao longo do curso sobre a postura do professor e sua prática, como um professor pesquisador, mediador, aberto ao diálogo, organizado, criativo e crítico sobre suas ações.
...