Relatório de estágio supervisionado educação infantil
Por: carinaabreu • 3/11/2015 • Relatório de pesquisa • 7.267 Palavras (30 Páginas) • 610 Visualizações
[pic 1]
CARINA VIEIRA DE ABREU – RA 6580312571
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTO ALEGRE – RS
2014
[pic 2]
CARINA VIEIRA DE ABREU – RA 6580312571
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a
Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.
PORTO ALEGRE – RS
2014
[pic 3]
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do aluno......................................................... 4 Introdução......................................................................................... 5 Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil: 1 – Observação e Interação na Escola.................................................. 6 2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola................................................................................................ 16 3 – Plano de Aula................................................................................ 17 4 – Regência....................................................................................... 24 Considerações Finais......................................................................... 30 Referências Bibliográficas................................................................. 32 |
[pic 4]
IDENTIFICAÇÃO
Nome do estágio: Carina Vieira
RA: 6580312571
Curso: Pedagogia
Ano: 2014
Início do estágio: 18/08/2014
Término do estágio: 29/10/2014.
[pic 5]
INTRODUÇÃO
Este trabalho é o resultado da prática de Ensino na Educação Infantil, realizada no quarto semestre de 2014, regida pela supervisora acadêmica Letícia Vieira, para obtenção de grau no curso de graduação em pedagogia – Educação Infantil da Universidade Anhanguera.
O estágio foi realizado na Escola de Educação Infantil Bosque Encantado, Rua Watanabe, número 03, Belém Velho, regida pela supervisora de campo Lenita Lopes da Silva.
O objetivo deste relatório é propiciar uma reflexão sobre a ação docente e possível qualificação profissional através do crescimento de cada aluno.
A elaboração deste relatório é resultado de um processo individual vivenciado e relacionando conhecimentos relativos à Educação Infantil.
O desenvolvimento das atividades foi realizado nos documentos de registros do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Educação Infantil.
Foi realizada uma entrevista com a coordenadora, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação infantil. Fazendo assim um levantamento dos objetivos e da organização didática.
O Estágio supervisionado é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, sob supervisão, e tem como objetivo preparar os alunos para o trabalho produtivo.
[pic 6]
OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA
A turma é do jardim A e B, é composta por 14 (quatorze) crianças, sendo 8 (oito) meninos e sua faixa etária é de três a cinco anos e meio. É uma turma bastante ativa e muito simpática. Os alunos são moradores do mesmo bairro, próximo à escola. Em sua maioria apresentam um nível sócio econômico de classe média baixa, porém algumas crianças se encontram em situação mais desfavoráveis que outras.
A sala de aula fica bem próxima do jardim de flores, é arejada e iluminada. Apresenta um espaço grande e aconchegante. Os espaços são bem aproveitados sendo ocupados da melhor forma possível. Há presença de cantos temáticos, sendo um cesto com brinquedos e uma prateleira com livros, espaço para leitura, jogos e brinquedos de lego, carinhos, bonecos, entre outros. Tudo bem organizado que a sua disposição da vontade de sentar e brincar. Perpassando a ideia de que “o ambiente de uma escola infantil deverá ser acolhedora através das cores, dos objetos, dos aromas, da harmonia e da calma que tudo isso transmitirá para as crianças.” (Horn, 2004)
A organização dos espaços em cantos temáticos, como o da boneca, o da biblioteca, o das diferentes linguagens, entre outros, possibilita um entendimento de uso compartilhado do espaço, onde ao mesmo tempo, são possíveis escolhas individuais e coletivas, as quais certamente favorecem a autonomia das crianças, estimulando-lhes a zona de desenvolvimento proximal. (Vigotski, 1984 – p. 85)
As mesas são redondas, ficam no centro, tendo uma para a educadora, no fundo da sala e outra retangular que cabem mais ou menos dezessete crianças, que
[pic 7]
fica na área coberta, em frente a sala. Esta mesa é usada para as refeições, que é trazida já servida pela funcionaria da cozinha. No fundo da salafica também um quadrado de madeira onde são colocados os colchonetes e em cima a televisão e o vídeo, onde a educadora coloca um CD ou DVD para complementar suas atividades.
Tem dois murais, onde, um é colocado às fotos dos alunos, e o outro de apresentação de fantoches; um varal com os trabalhinhos de cada um, em um saco plástico identificados com os nomes impressos e, um relógio de EVA do tempo, onde acredito que era para a educadora interagir com os alunos, perguntando, como está o tempo hoje? Ensolarado, nublado ou chuvoso, como indica os desenhos no relógio, pois esta interação não foi feita neste dia.
...