Relação Professor/Aluno e Aprendizagem Escolar
Por: 19892017 • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Paula Alice S. Vieira____ RA___1702218________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
POLO
__Arcos__
2017
Relação Professor/Aluno e Aprendizagem Escolar
Durante a vida a criança passa por estágios de desenvolvimentos cognitivos que são: 0-2 anos (sensório motor); 2-7 anos (pré-operatório); 7-11 anos (operatório concreto) e 11-15 anos (operações formais). Esses estágios são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual de cada criança e o que vai motivar a criança a querer aprender é a afetividade, é a maneira que o professor conduz a relação professor/aluno, com um olhar diferente para cada aluno, conseguindo assim identificar os seus medos, anseios e dificuldades.
A principal tarefa do professor é ser o incentivador, motivando sempre o aluno a participar das atividades propostas, fazendo com que ele se interesse pela aula utilizando estratégias como um diálogo aberto, dinâmicas, jogos, arte e até música. O professor deve estabelecer sempre uma relação de igualdade entre os alunos, ninguém deve ser diferenciado por sua classe econômica/social, cultural e até intelectual. O respeito deve ser sempre exigido entre os alunos, pois ninguém deve ter privilégios pois todos estão na escola com o mesmo objetivo, que é aprender, para crescerem e se tornarem bons cidadãos, praticando a justiça, o respeito e a igualdade.
Muitas vezes é na escola que a criança apresenta algum problema de aprendizagem ou conflitos de naturezas diversas e a atuação do professor é muito importante para saber intervir, independentemente do problema, seu olhar, sua postura, sua afetividade faz toda a diferença. Mas só professores atentos, sensíveis, amorosos, estudiosos, éticos e que amam o que fazem que é ensinar, conseguem identificar sinais de problemas de aprendizagem e só com seu cuidado e sua dedicação que ele vai conseguir ajudar aqueles que necessitam de cuidados e de intervenção.
...