Resenha, Igualdade e Diferença Uma Condição Conceitual
Por: Marisol Viana • 14/10/2022 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
BARROS, José D’Assunção. Igualdade e Diferença: uma condição conceitual mediada pelo contrato ponto das desigualdades. Revista Brasileira de Educação, V.23, p.p 01-25, 2018.
Resenha.
A presente resenha critica tem por objetivo analisar o artigo científico “Igualdade e Diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades”, que foi publicado na Revista Brasileira de Educação, V. 23, p.01-25, 2018 , de autoria de José de Assunção Barros, Historiador graduado pela UFRJ, Mestre e Doutor em História, músico e escritor.
Barros utilizou como fonte de pesquisa os estudos de Rousseau (1712-1778), Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1754) e Enciclopédia no qual se encontra essa discussão é “Igualdade natural”, do filósofo Louis de Jaucourt (1704-1779).
O autor destaca também como a mídia nos tempos modernos vem dar ênfase para que as diferenças e desigualdades transitem dentro das sociedades corrompendo sutilmente as mentalidades.
No artigo, Barros aborda como os conceitos de diferenças e desigualdades se confundem, embora, o conceito de diferença se relacione com aspectos naturais e o conceito de desigualdade com aspectos políticos/morais.
DIFERENÇA é uma diversidade do mundo humano, Rousseau classificou-a como aspectos "naturais".
IGUALDADE X DIFERENÇA tem aspecto essencial (além das aparências), logo não pode ser evitado pela ação humana.
IGUALDADE X DESIGUALDADE tem aspectos sobre as circunstâncias e modifica-se pela ação humana.
DESIGUALDADE possui aspectos políticos / morais.
O autor ressalta ainda, a dicotomia entre desigualdade e diferença como modalidades de ser que se opõem.
Embora situe a dicotomia entre igualdade e diferença no plano do “ser”, ou das “modalidades ser”, estou aqui muito longe das teorias essencialistas. Pra essa argumentação semiótica, o “ser” não é dado previamente e nem permanece imobilizado desde o momento eu é constituído. (BARROS, p.08, 2018)
Portanto, Barros defende a importância de se ter consciência e conhecimentos ao se tratar do assunto do tema deste artigo. Haja a vista, que em tempos atuais não podemos e nem devemos aceitar tratamentos diferenciados quando se trata de questões como diferenças e desigualdade, daí a importância que este artigo nos traz. Como nos caberá discutir em pé de igualdade estes conceitos se não soubermos distingui-los?
O autor sintetizou muito bem a questão proposta em seu estudo, conseguindo instigar no leitor pensamentos e questionamentos no que concerne os conceitos de igualdade, diferença e desigualdade. O texto é muito bem escrito e estruturado com uma leitura prazerosa e edificante.
...