Resenha Livro O Que e Pedagogia
Por: Fernanda ERafael • 12/5/2016 • Resenha • 919 Palavras (4 Páginas) • 5.434 Visualizações
O livro " O que é pedagogia" de Paulo Ghiraldelli abordando a pedagogia desde os tempos antigos até os dias atuais, demostrando a sua trajetória e detalhando a sua importância em cada época e fase do seu desenvolvimento, além de sua expansão em diversas ares. Para o desenvolver do enredo proposto na introdução o autor divide a obra em dez capítulos procurando conceituar claramente todos os fatores responsáveis pela consagração da pedagogia atual.
Na primeira parte da obra "Pedagogia: Utopia, Ciências e Filosofia", Ghiraldelli trata das diversas concepções do termo pedagogia a partir de conceitos de pedagogia, educação e ciências da educação. No decorrer do capítulos percebemos que desde a Grécia antiga a pedagogia vem sofrendo um processo distinto que busca uma definição da sua compreensão, atribuindo funções e se transformando em um grande meio de contribuição para a educação. Usando como base três autores Durkhein, Dewey e Hebart que formularam conceitos do que seria pedagogia, o autor criou sua própria definição, concluindo que o termo pedagogia na verdade se refere a teoria da educação.
Na segunda parte "Pedagogia e Infância" Ghiraldelli demostra como e a pedagogia atual e fala que ela gira em torno da criança e qual a melhor forma de educa-lo. O autor procura explicar como os novos métodos de educação são aplicados para mudar o modelo tradicional de educação infantil citando diversos filósofos que defendem e contribuem para esse novo significado e ficando a favor de novos métodos e novos hábitos, pois atendem melhor as necessidades das crianças. O autor afirmando que o melhor modelo são aqueles que respondam sempre ao ritmo de aprendizagem da criança.
Na terceira parte " A infância e a pedagogia na sociedade do trabalho" Ghiraldelli fala da relação ensino e trabalho. A escola atual não busca so ser um ugar de aproveitamento da infância da criança, mas sim, um lugar onde a criança e conduzida para a sociedade conforme o seu crescimento. Os filosofos Dukheim, Dewey e Gramsci tentam exemplificar essa união e a infância que antes era considerada uma extansão do sentimento amoroso, se completa e se tranforma em conceito ou melhor em conceito cientifico. Claro que não abandona completamente seu sentido originário como era na grecia antiga, mas a escola atual foi modificada para atuar na preparação do novo adulto.
Na quarta parte "Subjetividade, infância e pedagogia" Ghiraldelli Faz um paralelo entre a subjetividade e a infância na pedagogia na visão de Rene Descartes (1712-1778), conclui-se que o primeiro ve a verdade somente com o intelecto, ou seja o que e evidente, comprovado. Afirma ainda que o subjetividade e alcançada pela busca da verdade da certeza. Para o autor o escandalo começa quando se e criança pois esse fato condena ao aprisionamento da alma uma incapacidade de ter ideis claras e distintas.
deixa transparecer mais suas concepções do que seja educação e pedagogia, ao analisar seus pensamentos pode ser percebido que para ele a pedagogia deveria se renovar e se desligar da tradição humanistas . No decorre do capitulo ele descreve que a crise pedagógica possui o seu lado bom, pois de certa forma ajuda a mudar nossas concepções sobre qual a melhor forma de educar uma criança.
Na quinta parte "Pedagogia e didática" Ghiraldelli trata suas bases na utopia educacional, ciência ou filosofia da educação. Adentrando a área da teoria da educação, esclarece quais os princípios e procedimentos que devem ser adotados na educação. Ghiraldelli também trata de alguns métodos e fases das preparações das aulas estabelecendo como deve ocorrer os cincos passos: a preparação, apresentação, associação, generalização. Ele também trata de novas formas didáticas que devem ser aplicadas no processo educacional, como uma forma de ensinar descrita por ele como "aprender a aprender".
...