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Resumo Conhecimentos Pedagógicos

Por:   •  22/11/2022  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

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CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

  1. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÂO E DE ESCOLA.

Carlota Boto – Liturgia da escola moderna: saberes, valores e exemplos.

Ladislao Dowbor – Educação e apropriação da realidade local.

Tópicos em comum:

- Ambos discutem o papel da educação e da escola.

Tópicos em contradição:

- Cartola Boto: Utiliza um recorte temporal no século XIX e no começo do século XX. Porém, trabalha no processo da construção da educação em relação brasil – Portugal.

- Ladislao Dowbor – trabalha com a realidade contemporâneo brasileira.

Perspectiva de Cartola Boto:

- Para a autora, a escola é formada por diversos ritos que formam uma liturgia da experiência escolar. (ex. crianças nas filas).

- São tradições que acabam por formar a natureza da própria instituição.

- Suas análises são inspiradas em um modelo de Sociologia inaugurado por Norbert Elias, que trabalha com a ideia de processo civilizatório[a][b].

- A escola, portanto, seria um dos exemplos mais representativos de como a sociedade organizou processos e instituições com um objetivo específico: a civilização da sociedade.

Texto que fundamenta:

“Há uma maneira de ser escola, que se expressa mediante rituais, mobilizando sentimentos, experiências e símbolos. Há um script, uma coreografia, que a escola estrutura em seu dia a dia e com a qual apenas os que passam por ela se familiarizam. Nenhuma outra instituição no cenário social é capaz de ocupar esse papel”.

A ESCOLA POSSUI UM PAPEL SOCIAL – PRODUZIR UM PROCESSO CIVILIZATÓRIO. [pic 1][pic 2]

CARLOTA BOTO APONTA QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA.

  1. A PRODUÇÃO EXPLÍCITA: A partir dos conteúdos pré-determinados.
  2. A CONSTRUÇÃO IMPLÍCITA: VALORES PASSADOS E COBRADOS PELA INSTITUIÇÃO (RESPEITO, ORGANIZAÇÃO E OUTROS).

OBJETIVO DA CARLOTA BOTO:

Afirma que esses ritos e a liturgia possuem um objetivo, que é promover e demarcar as diferenças sociais, de hierarquia e todas as outras espécies de distinção. Esse modelo de escola pautada da liturgia possui um caráter conservador.

LADISLAO DOWBOR: O PODER LOCAL DA EDUCAÇÃO.

- Conectada a essa perspectiva crítica sobre esse modelo de educação conservador, Dowbor afirma que a escola deve ser o lugar de transformação social e não de manutenção do status quo.

- Para ela, a educação deve estar conectada ao lugar em que ela é praticada. Ex. Alunos do semiárido brasileiro.

LIVRO:

“É natural que esse ensino, que permite às crianças a compreensão da sua região, das dificuldades dos seus próprios pais nas diversas esferas profissionais, estimule as crianças e prepare cidadãos que verão a educação como instrumento de transformação da própria realidade”.

EXEMPLO: VISÃO DOS SABERES ENVOLVENDO A LOCALIDADE: A PARTIR DO CONHECIMENTO LOCAL, PODEREMOS MUDAR A REALIDADE LOCAL.

LIVRO:

“As pessoas que convivem em um território têm de passar a conhecer os problemas comuns, as alternativas, os potenciais. A escola passa, assim, a ser uma articuladora entre necessidades do desenvolvimento local e os conhecimentos correspondentes”.

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