Resumo Sobre Vigotsky
Por: Heloiza Ferreira • 31/8/2021 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Vygotsky pautou suas ideias no arcabouço teórico marxista, sobretudo, no materialismo histórico-dialético, pois o estudioso vivenciava o contexto da Revolução Russa. Ele tinha como objetivo construir uma nova perspectiva sobre a Psicologia, reformulando as Escolas de Psicologia existentes desse período, que em seu olhar já estavam ultrapassadas.
Em relação à escola, Vygotsky, o educador é como um estímulo no desenvolvimento cognitivo do educando. Ao professor fica destinado o papel de mostrar aos alunos novas abordagens de ideias e conceitos, além de avaliar as condições de aprendizagem deles.
Nesse sentido, a aprendizagem dos educandos está relacionada ao processo de interação do individuo com seu meio sociocultural e com o apoio dos adultos. A partir da interação entre os alunos e com o educador, a escola possibilita que os conceitos espontâneos, desenvolvidos na relação social, se ampliem para o âmbito de conceito cientifico.
Dessa forma, o professor adquire a função de mediador na construção do conhecimento. O mediador é quem dá suporte para a criança a materializar o desenvolvimento que ela não é capaz de alcançar sozinha.
A teoria desenvolvida por Vygotsky aponta que o aprendizado é constante e o desenvolvimento racional se efetiva através de etapas qualitativas, de um nível de conhecimento para outro, no qual o ensino e a aprendizagem se integram. Essas etapas limitam o âmbito de composição do sujeito no campo sociocultural. Portanto, ensinar e aprender são processos indissociáveis que constituem o pensamento de que o professor é membro ativo do processo de aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.
...