Resumo de Práticas Musicais
Por: Luiz Oliveira • 14/4/2024 • Resenha • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 46 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ICHCA – Curso de Música
PRACC 7 - Práticas Pedagógicas em Música
Prof. Marcos Moreira
Nome: Luiz Carlos de Oliveira Ferreira Data:05/07/2022
RESUMOS
VÍDEO 01 - PRÁTICAS MUSICAIS COM ADULTOS MADUROS E IDOSOS - ABEM 2020 - ESTELA E GUSTAVO
O vídeo traz a apresentação do artigo Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseadas em dois relatos de experiência (Estela Kohlrausch e Gustavo Ramos Ferraz), o qual possui como objetivo geral suscitar reflexões e aduzir possibilidades de atuação, assim como referencias teóricos sobre o assunto.
O objetivo do artigo foi construído a partir de considerações sobre a demografia da sociedade brasileira, tendo em vista as atuais estimativas e realidades: o Brasil tem se mostrado cada vez mais um país em processo de envelhecimento, estando em baixa suas taxas de natalidade e possuindo um aumento na estimativa de vida.
Tais mudanças no cenário social necessitam de uma série de reflexões acerca do funcionamento de vários setores. Seguindo as atuais conjunturas, a Educação Musical não poderia ficar aquém dos movimentos e processos reflexivos/reconstrutivos de suas práticas pedagógicas. Exemplificando esses processos reflexivos são apresentados dois relatos de experiência: o primeiro se refere a oficinas de música e violão para pessoas acima de 50 anos; o segundo discorre sobre aulas particulares de viola e violino para adultos maduros e idosos.
Em ambos os casos foi necessário que na organização dos conteúdos ministrados ocorresse a aceitação da diversidade e singularidades dos alunos, possibilitando uma constante reflexão sobre a prática pedagógica através da compreensão dos significados que a música possa ter para aquela pessoa, bem como sobre qual o melhor caminho seguir para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazeroso; assim, ultrapassa desafios e preconceitos acerca do processo de ensino-aprendizagem com pessoas da terceira idade.
VÍDEO 02 – PRÁTICAS MUSICAIS INCLUSIVAS | ESCUTA MUSICAL: ATIVIDADE DE ESCUTA E MOVIMENTO
Neste vídeo, o objetivo principal foi apresentar, de forma clara e prática, atividades que possibilitassem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de elementos musicais (ritmo, alturas, durações, timbres, etc), as quais pudessem ser ministradas por pessoas que possuíssem ou não conhecimentos musicais prévios.
A atividade proposta pela educadora musical, Ana Célia, foi o Som em Movimento. Para ser realizada se faz necessário um lenço ou um pedaço de pano que seja de material leve e maleável, pois a proposta desse exercício é realizar movimentos de acordo com o andamento dos estímulos sonoros reproduzidos durante o período da atividade.
VÍDEO 03 – [MÚSICA] PRÁTICAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO - ALEXANDRE NÁDER
No terceiro vídeo, o qual foi uma aula ministrada pelo professor Alexandre Náder, são trazidas reflexões acerca da prática pedagógica no contexto remoto em decorrência do quadro pandêmico do Covid-19. Ressalta-se que a pandemia do Corona Vírus foi um quadro completamente novo para todas as áreas sociais, dentre elas a Educação.
Várias carências e déficits no processo de formação docente foram desveladas e retiradas de “debaixo do tapete” em decorrência da necessidade da utilização da forma remoto de ensino, sendo ela online ou não. Neste contexto, o professor encontra-se, muitas vezes, desprovido de saberes, habilidades, metodologias de ensino, planejamento e logística que são essenciais para o desenvolvimento pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.
No ensino remoto da música, nota-se que, em decorrência da singularidade do curso e de suas disciplinas e conteúdos a serem trabalhados, os desafios são elevados, dificultando ainda mais o trabalho docente e a aprendizagem. Na maioria dos casos, as ferramentas, aplicativos e plataformas de videoconferência disponibilizados/utilizados para as aulas virtuais não são aptas para atividades e performances musicais, tendo em vista o delay e a fidelidade na captação sonora. Além disso, é válido destacar questões como a conexões de internet e os equipamentos para uma boa captação sonora, que podem resultar em determinado custo elevado para os envolvidos, ocasionando problemas na acessibilidade e na continuação do desenvolvimento musical.
Compreendo que, apesar das dificuldades apresentadas por Alexandre e as que também vivenciei em várias disciplinas como, por exemplo, Canto, Dicção, Percepção e Piano, o ensino remoto também abriu possibilidades de um maior acervo cultural e de conhecimento, “abrindo portas” ao viabilizar o contato entre sujeitos em diversas partes do mundo e, que antes, pareciam inalcançáveis.
ENTREVISTA COM ELISÂNGELA LEANDRO
1- Como ocorreu sua formação acadêmica e a sua escolha pelo campo musical?
Foi pela necessidade de ter uma formação, um diploma. A parte teórica/prática eu tinha, eu tive desenvolvimento teórico com o Benedito Fonseca... a base eu tinha. Mas, a partir do momento que eu comecei a trabalhar, fui para uma escola trabalhar formação de coro infantil, a partir daí eu quis ingressar em outros meios de trabalho... isso me fez ingressar na faculdade. Porque, as pessoas só confiavam e acreditavam que eu sabia fazer aquilo se eu mostrasse o diploma.
A escolha pelo campo musical... eu já estava inserida no canto coral, eu comecei no Prisma, e a questão do canto, eu queria ser cantora lírica. Uma coisa puxou a outra, então eu procurei a faculdade, o curso de música.
2- Você poderia trazer um pouco sobre o seu histórico profissional?
Os trabalhos na área da música foram iniciados em meados de 1991, ano em que ingressei no Coro Prisma de Maceió. Sou graduada em Música com habilitação em Canto Lírico pela Universidade Federal de Alagoas. Especializada em Regência Coral pela Universidade Adventista de São Paulo - Engenheiro Coelho e Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música - Rio de Janeiro. Já atuei no Coro Vozes de Coruripe da Secretaria Municipal de Cultura de Coruripe/Al, do Coro UnATI (Projeto “Cantai por uma vida melhor”) programa de extensão da Universidade Aberta a Terceira Idade –UFAL. Atualmente sou regente e preparadora vocal da Associação Coro Shekinah-fundadora do projeto, preparadora vocal e regente substituta do TJAL (Coro do Tribunal de Justiça de Alagoas), orientadora e regente adjunta do Coro Infantil do Colégio Santa Madalena Sofia.
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