Resumo do Evolucionismo
Por: Bubo • 18/10/2018 • Relatório de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Resumo do Evolucionismo
O evolucionismo surgiu na segunda metade do século XIX a partir dos escritos saídos de Herbert Spencer, Charles Darwin e Alfred Wallace entre os anos de 1823 a 1913, bem como outros que com eles alimentaram a corrente evolucionista e progressivista da mesma época. O evolucionismo era também uma doutrina na qual servia melhor os interesses do colonialismo e a ideologia dos administradores coloniais, uma vez que continha uma escala hierarquizada, ou seja favorecia os ditos mas civilizados tornando assim os menos civilizados os seus subordinados, fazendo assim uma colonização civilizadora.
O evolucionismo defendia que a cultura e as sociedades evoluem do mesmo modo em que um ser humano se desenvolve partindo das coisas mas simples ate as mais complexas. Os antropólogos Taylor e Morgan defendiam que as sociedades passam por fases de evolução ate atingirem as fases mas desenvolvidas da vida social ou da cultura.
Taylor acreditava que as sociedades podiam importar elementos ou ate mesmo praticas culturais uma das outras através de um processo de partilha de culturas. O advogado norte-americano ficou conhecido pelo seu esquema que dividia o processo evolutivo em três estádios que eram a selvajaria onde o homem só saia da selvajaria para a barbárie quando descobrisse a olaria e passava da barbárie para a civilização só após descobrir a escrita.
O evolucionismo tiveram como defensores o Saint Simon de 1798 a 1825 na qual afirmavam em varias das suas obras que a humanidade evoluía através de três sequencia da actividade manta que se destacava como a conjectural, semi-conjectural a positiva.
Auguste Comte entre 1798 a 1870 que apresentou um esquema semelhante ao de Simon em que ele falava de um estádio teológico, metafísico e um terceiro como positivo, acreditando assim que todas as sociedades atravessam esses três estados.
Herber Spencer elaborou a sua própria teoria da evolução social antes da publicação de Wallace e Darwin e vendo assim na biologia as suas contribuições e o apoio paralelo da qual necessitava (1820-1903).
Segundo James Frazer nos anos de 1854 a 1941 defendeu três etapas de evolução pelas quais passam todas as sociedades que se destacavam como a magia, religião e ciência. No seu entender o homem era dominado pela magia que junto com a ciência, considera a natureza como uma serie de acontecimentos que se desenvolvem em uma ordem invariável.
A pesar dos seus excessos teóricos, como o de tentar classificar as sociedades e as instituições segundo uma crolologia histórica linear, foi da maior importância para desenvolvimento da ciência antropológica. Ela também favorecia as sociedades mas desenvolvidas classificando assim como as mas culturadas e as sociedades diferentes dos europeus como sociedades primitivas ou de selvagens.
De certo modo cremos ser correcto afirma que o evolucionismo, mesmo considerando as diferenças e semelhanças culturais, visava a explicar os aspectos comuns a todos os povos. Preocupou-se ele também em mostrar as regularidades existentes no processo cultural. Dai a fixação no fenómeno da evolução, ou seja, aquelas transformações regulares e presentes em em todas as populações conhecidas.
...