TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo educaçao inclusiva

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O presente trabalho apresenta sobre a educação para as crianças com necesidades especiais e como a escola recebe estes alunos especiais. Este trabalho foi organizados para que possamos compreender a importância de atender os alunos com suas necessidades na escola. Sabemos que a educação é direito de toda a humanidade, mesmo sabendo que o acesso á escola por ter necessidades especiais incluir é importante pois  aluno terá um aprendizado sem deixar que o aluno deixe de desfrutar todos os momentos que possam desenvolver. As informações deste trabalho aprsenta o que é a Educação inclusiva e como a escola recebe os alunos de inclusão..

Palavra Chave: Inclusão, Educação, Ensino e Desenvolvimento, Família.

Introdução

As crisnças que já nascem com defeciencias apresentam grande dificuldades na vida enfrentam desafios que de certa forma precisa ser conquistadas para que possam alcançar seus desenvolvimento todos os dias.

O grande objetivo deste trabalho é buscar como o ensino dos alunos com necessidades especiais pdem ser desenvolvidas no seu dia a dia. De como os professores atuam em sala de aula buscando o desenvolvimento e auxiliando em suas dificuldades maiores.

As escolas por sua vez necessitam de estruturas para que os alunos de inclusão fiquem mais a vontade assim se adequando ao espaço escolar e o cotidaino que a escola oferece.

Sabemos que a palavra inclusão significada incluir, os alunos com necessiades especiais precisam ter uma vida melhor e de qualidade tendo também chances de ingressar na vida social.

O trabalho foi realizado por pesquisas bibliógraics, sites, livros e artigos que aprsentam a inclusão nas escolas e como é o desenvolvimento dos alunos de acordo com o ensino dos professores e do trabalho que a escola oferece para a inclusão dos mesmos.

Capitulo 1- BREVE HISTORIA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.

Na Idade Média a deficiencia era ovbservada como uma degeneração humana, faendo com que fossem abandonadas e mortas, em várias histórias quue referem-se a humanidade, todas as deficiencias que existiam eram olhadas de todas as maneiras.

Os portadores de necessidade especiais sofriam várias humilhações , somente no século XX que algumas pessoas da sciedade começaram a entender sobre a diversidade em seu contexto geral.

Nas escolas do Brasil algumas crinaças com necessidades especiais não são tratadas como realmente deveriam ser,, segundo Cavalccante (2005). Cavalcante fala que pela omissão da família, professores e até mesmo o governo, muitas crinaças são privadas de vivercom outras crinaças nas escolas faendo com que o aluno de inclusão não tenha possibilodade de aprender com um colega trazenddo uma troca de ajuda na aprendizagem.  

Sabemos que a convivencia das crianças de inclusão dentro de uma ecola que forneça qualidades, ira possibilitar os seus desenvolvimento e suas potencialidades, elas iram aprender a conviver com outros colegas que ajudaram em todos os aspectos que precisar.

O motivo principal  de eslas estarem na escola é que lá vão encontrar um espaço genuinamente democrático, onde partilhem o conhecimento e a experiência com o diferente, tenha ele aa estatura, a cor, os cabelos,, o corpo e o pensamento que tiver. Cavalcanti (2005).

A proposta da educação inclusiva é delimitar o processo da aprendizagem do aluno de inclusão, estabelecer que é possível aprender com os sujeitos normais contribuindo para o processo de ensino.

Capitulo 2- ESCOLA E A INCLUSÃO

 

A maioria das escolasapresentam uma estrutura qualificada para atender os alunos portadores de necessidades especiais, onde podem fazer com que o aluno consiga enfrentar os obstaculos e medos que possam surgir pela deficiencia.

Sabemos que as escolas precisam sempre esta reformando e adequando cada espaço para esses alunos, assim dando conforto para os alunos especiais, da mesma forma as salas de aulas aonde os alunos passam a maioria do seu tempo exercendo atividades.

Professores capacitados para dar aula para os alunos portadores de necessidades espaciais precisam sempre esta presente atraves deles que os alunos iram sentir a confiança.

Sabemos que a educaçao inclusiva é democrtaica por tanto é de grande importancia a parceria a organizaçao de apoio a aos alunos com deficiencia como tambem com a comunidade en geral assim ajudando a promover as condiçoes fisicas e necessárias sejam providenciadas de acordo com as

necessidades dos alunos.

As deficiencias podem causar diversos comprometimenrtos dos alunos  como musculares, ortopédicas, articulares ou neurológicas, onde pode  comprometer seu desenvolvimento educacional.

As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizadas (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA p. 17-18).

A Declaração de Salamanca iguala os direitos de todos os indivíduos no que se refere à educação de qualidade, assim mostrando que todos os na escola tem

o direito de participar no probesso de ensino-aprendizagem, trazendo a igualdade para dentro da escola.

O direito de todas as crianças à educação está proclamado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e foi reafirmado com veemência pela Declaração sobre Educação para Todos. Pensando desta maneira é que este documento começa a nortear Todas as pessoas com deficiência têm o direito de expressar os seus desejos em relação à sua educação. Os pais têm o direito inerente de ser consultados sobre a forma de educação que melhor se adapte às necessidades, circunstâncias e aspirações dos seus filhos. (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA p. 5 - 6)

          

Assim, a escola tem o dever de integrar um aluno com necessidades especiais tendo a ajuda de todos da escola como tambem da communidade em geral, fazendo com que adotem uma pedagogia de responsabilidade favorecendo a aprendizagem dos alunos.

Capitulo 3 – A IMPORTANCIA DA FAMILIA PARA INCLUSÃO ESCOLAR

A contribuiçao do processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais  precisa ter a parceria da familia para que o seu desenvolvimento educacional seja satisfatorio.

Nos dias de hoje a escola apressenta o desenvolvimento dos alunos comm um ensino de qualidade onde possa formar os mesmos em cidadoes com a dimensao social do ser humano, para a familia o ensino com mais qualidade é um enisno onde pode ajudar mais sesus filhos ccom necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com