Século XVII: A Pedagogia Realista. O século do método
Por: Fenix163 • 5/4/2015 • Seminário • 1.459 Palavras (6 Páginas) • 3.291 Visualizações
Século XVII: A Pedagogia Realista.
O século do método
“A tendência antropocêntrica, ou seja, de resgatar a dimensão humana sob todos os aspectos, favorecia a mentalidade crítica, que contrapunha ao dogmatismo a possibilidade da dúvida e rejeitava o princípio da autoridade ao questionar tanto interpretações religiosas como filosofias aristotélicas”. Como consequência desta tendência, sobressaio o Estado Laico.
Surgimento da filosofia fundamentada nos pensamentos da Idade Moderna. “Filósofos como Descartes, Bacon, Locke, Hume, Espinosas discutiram a teoria do conhecimento segundo questões de métodos, isto é, colocando em discussão os procedimentos da razão na investigação da verdade, antes de se permitir teorizar sobre qualquer tema”.
Até então a ciência era puramente contemplativa, vinculada a filosofia e desligada das aplicações do saber, mas a partir deste século a “nova ciência” passa a valorizar a técnica, ao privilegiar o método experimental, cita-se Galileu Galilei (1564-1642) a quem valorizou a experiência e o testemunho dos sentidos da mesma, resultando no encontro da experimentação com a matemática e da ciência com a técnica. Surge um novo paradigma para a linguagem científica.
A crise Europeia
No século XVII ocorreu uma revolução espiritual que foi chamada de crise da consciência europeia. Onde o individuo não mais se contentava em apenas “saber por saber”, como um simples espectador da harmonia do mundo, mas desejava “saber para transformar”.
As transformações na ciência geraram falta de acordo em outros setores, e a ordem econômica também se ofendeu. Embora prevalecessem o mercantilismo e o absolutismo. Também em muitos segmentos sociais acentuou-se o conflito dos laços familiares, configurando o processo de família nuclear, típica da sociedade burguesa.
Eram sinais da gestação de outros tempos, em que o novo lutava para se impor ao velho.·.
Educação Religiosa
A Companhia de Jesus era baseada na Escolástica Medieval e na ciência aristotélica, onde enfatizaram o ensino do latim e da retórica, dissolvida no século XVIII, foi substituída pela Congregação do Oratório, onde acolheram novas ciências e também a filosofia cartesiana. Inspirados por Jansênio consideravam a natureza humana má, e retomaram os temas agostinianos da graça e do pecado.
Educação Pública
Em 1619, o Ducado de Weimar regulamentou a obrigatoriedade escolar para todas as crianças de 6 a 12 anos, e em 1642 o Duque de Gotha estabeleu leis para a educação primaria, definindo os graus, as horas de trabalho, os exames regulares e a inspeção.
Na França, destacou-se o trabalho do abade Charles Démia (1636-1689), que sob sua influencia e direção foi fundada diversas escolas gratuitas para crianças pobres e um seminário para a formação de mestres.
Academias
Visava atender aos interesses da nobreza, na formação cavalheiresca dos seus filhos, no século XVII a procura delas foi intensificada justamente porque representavam a transição dos padrões conservadores no ensino.
Devido ao progresso da ciência surgiram às academias cientificas. Tornaram-se importantes a Academia de ciências (da qual participava Descartes, Pascal e Newton), a Real Sociedade de Londres e a Academia de Berlim.
Referência Bibliográfica:
ARANHA, Maria Lucia Arruda – História da Educação e da Pedagogia. SP: Ed. Moderna, 2009.
A PEDAGOGIA REALISTA
O que significa ser realista?
Significa privilegiar a experiência, as coisas do mundo e dar atenção aos problemas da época, contrariando a educação antiga. Com as transformações do período havia a necessidade de ensinar com rapidez e dentro de fatos reais. No século XVII, a língua materna utilizada nas escolas estava sobrepondo o latim. A educação física é também valorizada, como vimos através de Locke.
Principal Figura - João Amós Comênio (1592-1670). Nasceu em 1592 na República Theca. Estudou na Alemanha - Seguiu carreira religiosa. Escreveu obras filosóficas e pedagógicas, morreu em 1670.
A Pedagogia realista contrariava o ideal de educação antiga, privilegiava a experiência, as coisas do mundo, buscava métodos diferentes para o ensino, tendo por objetivo de tornar a educação mais agradável e atraente. Pastor protestante, por isso a religiosidade tem um papel fundamental dentro da sua visão. O maior educador e pedagogo do século XVII. Sua principal obra foi o livro Didática Magno e em um dos capítulos deu o nome “Como se deve ensinar e aprender com segurança, para que seja impossível não obter bons resultados”. Ele pretendia tornar a aprendizagem atraente e eficaz, através da organização nas tarefas. A educação realista busca a compreensão das coisas e não das palavras dentro de um contexto real e prático, ou seja, a educação deve estar voltada para a ação prática. A educação, para ser concretizada deverá partir do que já é conhecido pelo aluno. Dentro da organização prevista por João Amós Comênio, o ensino deveria ser ministrado de acordo com a idade dos educando, com o local e com os objetivos. Entendia que o aluno deveria ter um saber geral e integrado, ainda simplificado nos ensinos elementares.
Nos outros graus, o conhecimento possibilitará a análise crítica e a invenção. De acordo com Comênio a educação faria o aluno pensar por si mesmo, não como simples espectador, mas sendo o ator, concretizando a educação dentro da prática. Três ideias fundamentam as bases da nova Didática: Naturalidade; Intuição e Auto-atividade. De acordo com Comênio: O verdadeiro estudo inicia nas próprias coisas, no livro da natureza, o que representa viva a oposição ao ensino retórico dos escolásticos. (COMÊNIO, ARANHA, 2006, p.157). Comênio elaborava os manuais, detalhando como deveria ser o procedimento do mestre para contemplar o seu objetivo. O ensino deveria estar de acordo com a capacidade de assimilação dos alunos. Para Comênio: A aprendizagem iniciava a partir do que é conhecido; Do simples ao complexo; Do concreto para o abstrato; A educação dos sentidos O ensino deve ser feito pela ação e estar voltado para a ação. De acordo com Comênio: “Só fazendo, aprendemos a fazer” (Aranha, 2006, p. 157)
Seus ideais de Educação Ensinar tudo à todos Ensinar para a vida Atingir a sabedoria universal Aspiração democrática do ensino Comênio queria ensinar tudo a todos, atingir a pansofia. O complemento de sua pansofia é a aspiração democrática do
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