Síntese Reflexiva de Pedagogia
Por: Rael29.6 • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. SÍNTESE REFLEXIVA4
2. CONSINDERAÇÕES FINAIS8
3. REFERÊNCIAS9
Síntese Reflexiva
O presente trabalho tem o objetivo estabelecer uma relação interdisciplinar entre o texto “Uma abordagem intergrada da aprendizagem”, através da elaboração de uma síntese reflexiva, abordando seus aspectos teóricos, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano na sua integralidade.
É nessa perspectiva democrática que buscamos evidenciar aos alunos que todos somos importantes, seja na igualdade ou nas diferenças, que temos as mesmas origens, e cada ser humano tem a sua beleza interior e exterior, que devemos valorizar a pessoa humana, não os preconceitos sociais, já que a criança está inserida em um mundo sem fronteiras e é através do reconhecimento de outras culturas e povos que ela valoriza a sua própria cultura.
O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado de maneira que possibilite o desempenho mental, visual, intelectual, em fim ser capaz de estimular todas as áreas do educando, com isso a integração das experiências cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam suas reflexões e torna um apoio para a prática educativa. Sua aprendizagem de conteúdos e conhecimentos é transmitida por mediação do educando. Na atualidade, a concepção da educação infantil, sua maneira de partilhar novos saberes e a forma de atendimento as crianças vem sofrendo mudanças bastante significativas. Mudamos de uma concepção da criança tradicional que era tratada como adulto em miniatura para uma criança como ser social e histórico, que tem identidade própria, necessidades, formação e que se desenvolve para torna-se um cidadão cumpridor de seus direitos e deveres para uma sociedade mais social e justa.
A aprendizagem é a maneira pela qual se tem uma mudança de comportamento, obtido através das experiências construídas por vários fatores o emocional, o neurológico, o relacionamento e o ambiente em que se está inserido.
Na história de Bintou podemos elencar conteúdos importantes para trabalharmos diferentes áreas do conhecimento como: linguagem, música, matemática, artes, jogos, valores sociais e morais, natureza e sociedade. Poderíamos aproveitar, por exemplo: os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito com os mais velhos, pinturas, cores, corpo humano, meio ambiente, o batismo onde havia vários cardápios para trabalhar conceitos conforme está no texto “Uma abordagem intergrada da aprendizagem” vimos que as experiências com o alfato e paladar fortalecem as lembranças. Ao se trabalhar com a literatura você proporciona a ela a recriação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio.
Abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-as a pesquisa e conversa sobre o tema.
Com a leitura do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a historia “As tranças de Bintou “percebemos uma linha tênue com a educação, pois, as relações familiares, cognitivas e sociais, influenciam sobre maneira na formação da criança, o que se observa claramente na relação de bintou com sua etnia através do sonho de se parecer co sua irmã, o qual para ela é mais bonita por usar as tranças tão desejadas por ela, o que ainda não lhe é permitido devido a cultura de seu povo. A obra fala também da presença da mulher de tranças que é brasileira e na imaginação de Bintou as mulheres brasileiras são lindas. Para ela o mundo ainda é uma grande ilusão, um sonho, o qual deverá ser construído através de bases sólidas, moldando o seu caráter e lhe trazendo meios de compreensão das diversidades culturais e sociais. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim uma visão de mundo. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde seja valorizada e ao mesmo tempo considerada a especificidade de cada um dos envolvidos.
Então essa é algumas das inúmeras obras que trazem a questão étnica e a valorização do negro, da beleza negra e dos caracteres brasileiras dominantes, é muito importante que as crianças e os adolescentes tenham consciência de quem são, e as obras contribuem também o reconhecimento do “ser negro” e de orgulhar disto.
Assim propõem algumas atividades práticas a partir da historia de Bintou.
Para a área de Natureza e Sociedade:
Conteúdo: promover um desfile com a turma.
Objetivo: trabalhar a diversidade. Debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade.
Atividade: solicitar que as crianças tragam roupas que elas utilizam no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, em feites etc. Organizar a turma para assistir o vídeo “As tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um, ao final organizá-los para o desfile com diferentes vestimentas, penteados, etc.
Avaliação: Observando a participação, interesse e execução das atividades.
Para a área de Artes e Música:
Conteúdo: o fazer artísticos.
Objetivos: Identificar se os alunos conseguiram compreender o texto; instigar a imaginação e liberdade de expressão das crianças.
...