Supervisionado Ensino Médio
Por: LIAVINI • 24/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 73 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
LILIANE SOUSA PEREIRA
PLANO DE AULA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO COVID-19
ENSINO MÉDIO
Salvador,
2020
PLANO DE AULA
- OFICINA PEDAGÓGICA
A oficina pedagógica foi idealizada com o tema qualidade de vida no intuito de saber dos alunos e colaboradores que se disponibilizassem a participar quais suas concepções a cerca do assunto e como então melhorar a sua qualidade de vida em tempos tão modernos e corridos como o que vivemos hoje.
DESCRIÇÃO DA OFICINA PEDAGÓGICA
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Liliane Souza Pereira | |
Disciplina: Sociologia | Turma: 2 º ano |
Tema: Qualidade de vida |
CONTEÚDO DA AULA
A disciplina de sociologia ela têm três eixos que podem ser separados em: pensamento científico e as Ciências Sociais; Cultura e Sociedade e Globalização e seus dilemas. O conhecimento científico, filosófico, religioso, dentre outros está relacionado com as Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas) para a interpretação da sociedade contemporânea, destacando seus principais objetos de estudo. O eixo Cultura e Sociedade visa apresentar o conceito de cultura e como se configuram os processos de socialização a que os indivíduos são submetidos, a relação paralela que existe entre coerção social e ação individual dentro desse contexto de socialização. Também é trabalhado nesse eixo o processo de formação cultural do Brasil, a diversidade cultural, o preconceito e os aspectos socioantropológicos dos conceitos de raça e etnia. Por fim, o eixo Globalização e seus dilemas discutem o processo de globalização e sua relação com o nosso cotidiano, bem como as mudanças provocadas por esse processo nas relações sociais.
COMPETÊNCIA
A competência baseada na de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a qual esta ligada com essa atividade é o autoconhecimento e o autocuidado que se refere a Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
A responsabilidade e cidadania poderia ser outra BNCC, que está ligada a atividade uma vez que é relacionada com o agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
OBJETIVOS
Estudos trazem que os componentes de qualidade de vida englobam ser, pertencer, tornar-se. E é justamente esse o objetivo da oficina idealizada.
- Analisar se os alunos compreendem o “ser” o qual é entendido como o que o ser humano é, resultado de sua nutrição, aptidão física, habilidades individuais, inteligência, valores, experiências de vida.
- Avaliar o nível de senso de “pertencer”, trata-se das ligações que a pessoa tem em seu meio, na casa, trabalho, comunidade, possibilidade de escolha pessoal de privacidade, assim como da participação de grupos, inclusão em programas recreativos, serviços sociais, etc.
- Observar se os alunos compreendem e o que acham do senso de “tornar-se” o qual remete à prática de atividades como trabalho voluntário, programas educacionais, participação em atividades relaxantes, oportunidade de desenvolvimento das habilidades em estudos formais e não formais, dentre outros.
SÍNTESE DO ASSUNTO
Qualidade de vida é abordada, por muitos autores, como sinônimo de saúde, e por outros como um conceito mais abrangente, em que as condições de saúde seriam um dos aspectos a serem considerados em todos os aspectos do viver (Pereira, 2012 et al;).
Em nossos dias sabe-se que a juventude tem sido a classe de pessoas com o maior índice de mortalidade e é de suma importância incentivar esses jovens e adolescentes de periferias ou bairros mais pobres para que estes tenham ou busquem uma vida com mais qualidade não somente do ponto de vista do conceito saúde-doença.
Em muitos momentos tendemos a pensar que qualidade de vida possa estar atrelada a questão de ter ou não recursos econômicos, da condição ou estado de saúde, e pesquisas tem demonstrado essa tendência global para esse declínio no pensamento (MACHADO, 2003).
Porém o fato é que vários autores inclusive Machado (2003) cita que Blanco (1985) trás qualidade de vida não é um conceito simples e sim um constructo multidimensional, composto de diversos domínios. Ela é descrita como uma avaliação subjetiva do grau de satisfação e/ou bem-estar alcançado pela pessoa, bem como pelos indicadores biológicos, comportamentais, sociais e psicológicos.
...