Surgimento da Leitura e da Escrita na Antiguidade
Por: ale28 • 5/5/2015 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 1.422 Visualizações
Surgimento da leitura e da escrita na Antiguidade
Na história da escrita foi registrado apenas dois casos de povos que empregavam um sistema de escrita e curiosamente, esses dois tipos de escrita tiveram um uso popular, ou seja, não ficaram restritos as atividades religiosas e científicas, porem a escrita só surgiu muito tempo depois do século III a.c com a escrita brâmane, mesmo em guerras muito violentas eles nunca interromperam o conhecimento da escrita, na razão pela qual esses dois casos são considerados até hoje misteriosos.
Os sistemas de escrita nunca foi um privilegio pra ninguém, basta lembrar como argumento que a escrita é um fato social, pois quem inventou a escrita foi a leitura.
Como era o processo de alfabetização na Antiguidade
Na época da escrita primitiva ser alfabetizado, significava saber ler o que aqueles símbolos significavam. O processo de invenção da escrita também incluiu a invenção de regras de alfabetização, as regras é saber como o sistema de escrita funciona para usá-lo apropriadamente.
Nesse caso a alfabetização dava-se como transmissão de conhecimentos relativos a escrita ou seja, relacionando os caracteres ás palavras da linguagem, oral pois devia ser procedimento comum.
Na antiguidade os alunos se alfabetizavam aprendendo a ler algo já escrito e depois só copiavam, pois passavam para texto famosos que era estudo exaustivamente. O trabalho de leitura e cópia era o segredo da alfabetização, a maioria aprendiam a ler sem ir para a escola, já que não pretendiam se tornar escribas.
Na idade media a alfabetização ocorria menos na escola do que na vida privada das pessoas, aprender ler ou escrever não era uma atividade escolar as crianças já não aia, mais para a escola elas eram educadas em casa ou por alguma familiar onde se estendeu ate o século de XXVI d.c
...