SÍNTESE: PHILIPPE PERRENOUD E A TEORIA DAS COMPETÊNCIAS
Por: Cristina91 • 17/5/2017 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 3.181 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA – IFETE
PEDAGOGIA ESPECÍFICA
DISCIPLINA: NOVOS PARADIGMAS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
DOCENTE: LEORNE AGUIAR
DISCENTE: CELESTE CRISTINA DE ANDRADE DELFINO
SÍNTESE: PHILIPPE PERRENOUD E A TEORIA DAS COMPETÊNCIAS
REDENÇÃO – CE
MAIO DE 2013.
SÍNTESE: PHILIPPE PERRENOUD E A TEORIA DAS COMPETÊNCIAS
O referido texto fala de parte da vida de Philippe Perrenoud que a partir dos seus trabalhos desenvolvidos sobre as competências dos educandos, tornou-se uma grande referência no campo da educação. Philippe tem visto a competência como algo que não obrigatoriamente tenha de ser aprendido na escola, mas a partir da prática que é adquirida a habilidade.
De acordo com Philippe, o conceito de competência ganhou um vasto público a partir de 1990, onde o meio empresarial e industrial se aliaram e adotaram o modelo de gerenciamento de pessoas, que era voltado para as capacidades intelectuais de cada pessoa. Relacionando a educação, o conceito de competência, vai trazer um novo olhar sobre as práticas pedagógicas.
Para Philippe, as competências partem do meio em que o indivíduo vive, onde cada pessoa vai desenvolver de forma diferente a sua competência. Para os educadores, Perrenoud sugere que os educadores devem agir de forma a buscar o desenvolvimento das competências que ainda não foram construídas. E quanto as habilidades do aluno, a escola deve aproveitá-las de forma a auxiliar o desenvolvimento das competências escolares que ainda necessitem ser desenvolvidas pelos alunos.
Para Perrenoud, as competências referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefas e de situações. Segundo Perrenoud, as competências partem da prática adquirida pelo indivíduo a partir das situações cotidianas, enquanto as habilidades são as ações de cada indivíduo como pintar, escrever, montar, desmontar, etc.
Com relação ao currículo escolar, nota-se que a primeira coisa que pensamos é no conjunto de matérias reunidas em torno de disciplinas a serem ministradas pelos professores, mas devemos entender que o currículo é móvel e aberto a alterações. De acordo com Perrenoud, é preciso incentivar o desenvolvimento das competências a partir da escola, relacionando constantemente os saberes formais e sua utilização em situações concretas.
A avaliação escolar com relação a competência para Perrenoud é que tal processo é sempre regulador da autonomia dos professores, mas não deve significar controle das ações de cada educador. Enfim, para avaliar as competências, Perrenoud afirma que as competências significam possibilitar a construção de espaços e tempos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento de domínios práticos de ação e reflexão tanto dos alunos quanto dos professores.
...