TCC: Inclusão de criança autista no ensino regular
Por: Daniela De Cássia Srzybyski • 28/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 932 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
PROJETO INTEGRADOR
TEMA: INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR
Daniela de Cássia Srzybyski RA 9419572139
Nome do Tutor (a): Silvana Maria Batista
Santo André/SP
2017
Daniela de Cássia Srzybyski RA 9419572139
TEMA: INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhanguera– UNIDERP, para obtenção do título de Pedagoga, sob orientação da Professora Silvana Maria Batista.
Santo André/SP
2017
Sumário
1. Introdução 4
2. Justificativa 5
3. Problema 6
4. Objetivos 7
5. Metodologia 8
6. Cronograma 9
7. Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
O estudo sobre inclusão de alunos autistas na escola comum, tem como ponto principal verificar se as atividades pedagógicas em escola comum são apropriadas para a efetiva inclusão dos alunos autistas. Caso contrário, o processo de inclusão fica limitada a matrícula na instituição de ensino.
Os objetivos específicos da pesquisa foram: observar a participação de um aluno autista em turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola regular particular; averiguar se o mesmo está incluído de forma parcial ou integral em sua turma; analisar a interação da criança na dinâmica escolar; investigar as intervenções pedagógicas no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
A metodologia estabelecida para pesquisa foi o estudo de caso, tendo em vista que o objetivo principal é observar e analisar a prática pedagógica desenvolvida junto a um aluno autista, incluído em classe comum, esse tipo de estudo permite um conhecimento mais amplo dessa realidade. O sistema usado para a coleta de dados compreendeu a observação participativa, onde o aluno foi acompanhado em todos os momentos durante o horário de aula, incluindo a hora do intervalo.
O objetivo é provocar o interesse dos profissionais de educação em relação aos alunos com necessidades especiais, uma vez que exigem mais atenção dentro da sala de aula, pois, segundo Baptista (2006), “é necessário que os técnicos, professores e a própria sociedade se destitua do lugar de saber absoluto e dividam esse com as pessoas com deficiência e isso muitas pessoas não aceitam”.
2. Justificativa
Este Artigo tem por finalidade tratar do direito das crianças autistas, de serem aceitas e incluídas não só nas escolas regulares de ensino, mas também na sociedade de modo geral.
A educação inclusiva é um grande desafio já que ela envolve, além da criança autista, a família, a escola e a sociedade como um todo. Faz parte do objetivo desse projeto identificar as melhorias no que diz respeito à educação de crianças autistas no país, bem como, o que é necessário para a formação de educadores especializados e a necessidade de um currículo adaptado.
Este projeto procura avaliar as relações estabelecidas entre os alunos autistas e seus professores e/ou colegas nas salas de aulas em escola comum. A efetiva inclusão de alunos autistas no sistema regular de ensino tem sido amplamente discutida, na parte educacional e social.
3. Problema
Este estudo pretende responder as seguintes questões consideradas fundamentais nas observações e analises a ser realizadas:
- As escolas têm estrutura para atender as crianças com necessidades
Especiais?
- Qual preparo o professor possui para lidar com as diferenças na educação inclusiva?
- O que significa e qual a importância de ter um projeto pedagógico inclusivo?
4. Objetivos
4.1 Objetivo Geral
Com as observações realizadas, pretende-se:
-Entender a escola como um espaço democrático que acolha e garanta o acesso, a permanência e o desenvolvimento de todos os alunos, sem distinção àqueles portadores de necessidades especiais, como autismo.
- Investigar os fatores que possam possibilitar o trabalho do professor com alunos autistas e os problemas do desenvolvimento em processo de inclusão escolar.
4.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos apresentados neste projeto, referem-se a forma de interação de alunos autistas matriculados em escola regular de ensino, bem
como o trabalho de inclusão feita pelos professores e mediadores.
Assim por meio desta pesquisa espera-se:
- Colocar em destaque as principais formas de inclusão escolar e social de crianças autistas.
- Facilitar o convívio social e a aprendizagem de alunos autistas matriculados nas escolas regulares de ensino.
- Discutir a necessidade de um projeto pedagógico inclusivo.
...