TCC PROJETO INTEGRADOR
Por: Franciscocearais • 20/9/2015 • Monografia • 5.886 Palavras (24 Páginas) • 545 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP
TCC - PROJETO INTEGRADOR
INTERFERÊNCIAS PROVOCADAS PELO ENEM ‐ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
GOIÂNIA/2015
ANHANGUERA UNIDERP
TCC - PROJETO INTEGRADOR
INTERFERÊNCIAS PROVOCADAS PELO ENEM ‐ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Artigo elaborado para fins de avaliação parcial de conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura – Faculdade Anhanguera Uniderp – sob orientação da Profª. Edione Marques da Silveira Passos.
GOIÂNIA/2015
FACULDADE ANHAGUERA UNIDERP
SUMÁRIO
RESUMO....................................................................................................................04
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
1. ANALISANDO FATORES RESPONSÁVEIS PELO QUADRO DE CRISE
NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA...................................................................................05
2. UM OLHAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO ENEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR..................................................................................................................10
3. A ESCOLA ATRATIVA OU REPULSIVA?...............................................................13
4. O ENGESSAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR AO VESTIBULAR E O PAPEL DOS PROFESSORES FRENTE ÀS NOVAS PROPOSTAS DO PROCESSO SELETIVO E O NOVO ENEM.....................................................................................14
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................18
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................19
FACULDADE ANHAGUERA UNIDERP
INTERFERÊNCIAS PROVOCADAS PELO ENEM ‐ EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - NOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
RESUMO
O presente artigo aborda alguns aspectos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um fator imprescindível para se entender a problemática da educação básica brasileira. Enfatizaremos a influência do ENEM na organização e até na determinação curricular e metodológica, sobretudo da segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O propósito deste trabalho é demonstrar o quanto a estrutura do ENEM, tal com está posto, interfere na dinâmica do ensino básico brasileiro. Foram anos de observação e prática que resultaram na produção desse artigo. Da origem do exame de admissão para se entrar na universidade, passando pelo Vestibular ao Novo Enem, que propõe mudanças bem-vindas ao processo seletivo. Não temos aqui a pretensão de esgotar todos os meandros desse assunto, razão pela qual o assunto parecerá incompleto ou carente de outras discussões mais profundas em torno desta temática.
PALAVRAS-CHAVE: educação básica, ensino fundamental, ensino médio, vestibular e ENEM.
INTRODUÇÃO
Nosso principal objetivo nesse TCC é fazer uma analise sobre a influência do ENEM na Educação Básica Brasileira, especialmente na segunda fase do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Sabemos que a década de 90 foi marcada pela emergência de sistemas de avaliação na América Latina. No Brasil, em particular, houve iniciativas voltadas para a consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a criação do Provão e do ENEM.
O significado geral dessas iniciativas é polêmico e a literatura educacional tem refletido os diferentes pontos de vista acerca desse tema (Bomeny, 1997; Castro e Carnoy, 1997; Franco e Frigotto, 1997; Lauglo, 1997; Moreira, 1995; Torres, 1996).
Em outro artigo, desenvolvemos o ponto de vista de que o aprofundamento das discussões gerais sobre o papel da avaliação nas políticas educacionais deveria incluir a produção de pesquisas que examinassem detidamente experiências de avaliação.
No mesmo artigo, fizemos uma análise do processo de institucionalização do SAEB (Bonamino e Franco, 1999).
O ENEM foi realizado pela primeira vez em 1998. Muito embora ainda não haja condições de apresentar um estudo sistemático acerca do significado desse exame, já é possível identificar certas tendências, visualizar trajetórias e explorar possíveis implicações dessa iniciativa para a educação brasileira — A seção “Espaço aberto” visa abordar questões sobre educação, de um modo geral, que sejam de interesse dos professores de química.
Para desenvolver nosso TCC realizamos pesquisas onde, os autores analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sua inserção no contexto maior das atuais políticas para o ensino médio. Embora argumentem que o tema ainda exige muitos estudos sistemáticos, os autores procuram identificar certas tendências e explorar possíveis implicações dessa iniciativa para a educação brasileira.
Apresentamos inicialmente uma visão geral das políticas oficiais voltadas para a reforma do ensino médio. Em seguida, apresentamos nossa análise do ENEM. Concluímos discutindo possíveis implicações do ENEM para a educação básica.
1. ANALISANDO FATORES RESPONSÁVEIS PELO QUADRO DE CRISE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender.
...