TCC PROJETO LUDICIDADE
Por: Marilise Duarte de Souza • 4/11/2016 • Trabalho acadêmico • 911 Palavras (4 Páginas) • 930 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
1 IDENTIFICAÇÃO
Marilise Duarte de Souza, RU 1021132, Turma 2014/02
2 TEMA
A inserção da ludicidade na educação infantil.
2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A inserção da ludicidade na educação infantil em alunos de três a seis anos de idade.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento do aluno na educação infantil?
4 JUSTIFICATIVA
A ludicidade contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.
A escola necessita repensar quem ela está educando, considerando a vivência, o repertório e a individualidade do aluno, caso contrário, dificilmente estará contribuindo para mudança e produtividade de seus educandos.
É de grande relevância que o professor perceba os benefícios que o lúdico traz para a criança. Dessa forma essa pesquisa visa colaborar para que os professores que atuam na educação infantil possam refletir sobre suas práticas pedagógicas com o conhecimento e o emprego adequado do lúdico na construção do ensino-aprendizagem.
5 OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Apontar o valor da inserção do lúdico na educação infantil em alunos de três a seis anos de idade, como meio facilitador do processo de aprendizagem dos alunos, e definir a viabilidade da inserção da ludicidade nas escolas.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender como a prática pedagógica pode aliar-se a ludicidade, principalmente voltada para as crianças de três a seis anos de idade, assim como todo o processo envolvido ao inserir a ludicidade nas escolas infantis.
Avaliar quais os benefícios que são alcançados pelos educadores quando a inserção da ludicidade nas escolas acontece de maneira planejada e adequada aos alunos de três a seis anos de idade.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A relação entre ludicidade e educação é um tema abordado por diversos autores, mas para utilização do referencial teórico que trate do tema estudado é necessário buscar autores que tratem especificamente do uso da ludicidade na educação infantil.
Através da atividade lúdica realizada na educação infantil ocorre um progresso da assimilação a tudo que lhe é passado, os educadores devem utilizar este recurso no ensino dos conteúdos escolares como suporte.
Nesse aspecto, a significativa produção teórica já acumulada afirmando a importância da brincadeira na constituição dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem não foi capaz de modificar as idéias e práticas que reduzem o brincar a uma atividade à parte, paralela, de menor importância no contexto da formação escolar da criança. BORBA (2007, p. 34)
A ludicidade é importante para o ensino e aprendizagem na educação infantil, por isso é um tema que merece atenção dos educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
Assim, segundo o tipo de jogo que apresentamos às crianças, podemos ajudá-las a desenvolver desde habilidades motoras mais sutis (como as que são necessárias para os jogos de construção e encaixe) até as habilidades que envolvam todo o corpo (como a coordenação dos movimentos, a independência das partes do corpo, etc.). Finalmente, as capacidades intelectuais e cognitivas apresentam a sua máxima estimulação nos jogos de exploração e experimentação, de construção, o jogo com regras, o jogo simbólico, a interação verbal e manual com as outras pessoas. BASSEDAS; HUGUET; SOLÉ (1999, p.144)
...