TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO
Por: Aramisseg • 4/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.082 Palavras (9 Páginas) • 423 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
DELIZETE DE MOURA NUNES BIANCHI
“TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO”
Inclusão
[pic 3]
Colatina
2015
DELIZETE DE MOURA NUNES BIANCHI
“TEMAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO”.
Inclusão
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Processos Escolares de Inclusão, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Projeto de Ensino em Educação e Seminário VIII.
Professores: Luciene Pereira dos Santos Fabriz
Colatina
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................
1 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................
1.1 INCLUSÃO.........................................................................................................5
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8
3 REFERÊNCIAS.....................................................................................................9
INTRODUÇÃO
Os portadores de necessidades especias a algum tempo atrás eram vistos como um problema sem solução, mas preciso como imcapazes por isso eram deixados de lado. Não havia esparança de solucionar aquela realidade, assim então eram abandonados a própria sorte, pelos poderes público, pela sociedade até mesmo pela própria família.
Em uma época onde ainda havia certo tipo de descriminação ouve um inicio de introdução desse individuos no âmbito escolar com objetivo de inserir portadores de necessidades nos sistemas gerais da sociedade, porém os portadores de necessidades especiais é que deveriam adaptar-se a sociedade já organizada, apesar de ser forte e decisivo esse movimento não trouxe resultado satisfatório já que nada fora modificado dentro da sociedade na época.
Objetiva se identificar as concepções dos pais e dos professores de crianças com deficiência sobre a inclusão escolar e social dessas crianças. E a inclusão surge para romper com os padrões educacionais, após todos esses anos de exclusão, essas crianças estão sendo olhadas com um olhar mais humano e a inclusão escolar reflete bem esse novo momento de desenvolvimento social e humano. Dificuldades essa encontradas no ambiente escolar para a inclusão, aponta alguns padrões que precisam ser quebrado para a inclusão escolar, e algumas ações e práticas pedagógicas que agiliza e possibilita a efetivação da inclusão da criança portadora de necessidades especiais no convivio escolar.
Essas dificuldades vão desde a falta de infraestrutura adequada para a inclusão no ambiente, as políticas públicas, a falta de especialização dos professores até o amor, a compreenção e carinho que não há por parte dos pais e cuidadores dessas crianças.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 Inclusão
A educação especial é o atendimento específico de pessoas portadoras de necessidades em instituições especializada, já educação inclusiva tem por objetivo inserir portadores e não portadores de necessidades especiais em salas de aula de escolas comuns. Depois de tantos anos de abandono e isolamento essas pessoas foram reconhecidas como cidadãos com direitos. Lá pela d´cada de 90 surgiu a Declaração de Salamanca com a ideia da inclusão escolar vindo barrar e intervir com os patrões tradicionais educacionais da época.
As ações políticas, pedagógicas, sociais e culturais devem estar diretamente relacionada a inclusão escolar.
...e não voltada para a questão do aprendiz com potêncial favorecendo só uma parte dos alunos como disse Moreno (2009).
A interação de crianças ditas normais com crianças com necessidade especiais no ambiente escolar, possibilita um convívio saudável de conhecimento e respeito com as diferenças.
A escola por sua vez é um misto de diversidade e culturas diferentes onde também deve ser respeitadas. A educação inclusiva precisa ser de fato ativa e efetiva o sistema educacional deve acabar com os modelos tradicionais ter como um de seus princípios a valorização da diversidade, respeito aquele que é diferente e não inferior:
A valorização da diversidade deve ser um princípio fundamental da educação inclusiva e da comunidade humana. Se observarmos e vestirmos a camisa da educação inclusiva, nós não iremos querer que essas crianças se tornem normais para contribuir com mundo (KUNC, 1992 apud CÂNDIDO, 2009).
|
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As mudanças são visivelmente lentas, mas estão acontecendo o governo disponibiliza algumas salas de recursos para essa crianças com um especialista mas em atividades múltiplas na area da linguagem. Mas são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade.
...