TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Por: Cassia Hunning • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.500 Palavras (6 Páginas) • 256 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
CÁSSIA HÜNNING
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Memorial de formação
Frederico Wesphalen2013.
CÁSSIA HÜNNING
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Eixo temático: as memórias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola
As Expectativas quanto a passagem do Ensino Médio para a Educação Superior No Curso De Pedagogia.
As ideiasque você possui sobre Educação e sobre o que é Pedagogia.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação Básica, Políticas Públicas na Educação Básica, Teoria e Práticas do Currículo, Prática Pedagógica Interdisciplinar, Escola e sociedade Seminário Interdisciplinar II.
Profs.. Carlos Eduardo Gonçalves, LisnéiaRampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, VilzeVidotti, Rosely Montagnini, Bernadete Strang e Fábio Luiz da Silva.
Tutora eletrônica:Antonia Carla Lorenzini Costa Martins
Tutor (a) de sala: Mercedes Accadrolli
Frederico Westphalen2013.
1. INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como objetivo relatar as memórias de nossa infância e as experiências vivenciadas na escola, nossas expectativas, e o que pensamos sobre a educação e pedagogia.
Afinal, são através de memórias que lembramos de fatos, pessoas e objetos que marcaram a nossa vida e mesmo com o passar do tempo não nos esquecemos delas. Essa capacidade nos proporciona a chance de fazermos uma retrospectiva do que vivenciamos ou deixamos de vivenciar e perceber quais os acontecimentos que tiveram impacto significativo em nossa vida.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 As memórias de minha infância e das experiências vivenciadas na escola.
Nasci no dia 14/09/1993,no Hospital Santa Terezinha na cidade de Palmitinho R/S as cinco horas da tarde, medindo 48 centímetros e pesando 2k e 200g.Fui registrada como Cássia Hünning, filha de Pedro Antônio Hünning e Libera da Silva Hünning.
Com quatro anos de idade ingressei na creche onde fazíamos varias brincadeiras com bonecas, carrinhos, corda, bola, massinha de modelar, varias historias, quebra-cabeças e trabalhinhos com tinta guache, lápis de cor e giz de cera.Com cinco anos comecei a ir no pré-escola o qual fazíamos diversos trabalhinhos ,brincávamos com massinha de modelar, íamos na pracinha ,brincávamos de roda, de bola, peças de encaixar e muitas historias. Nessa época eu enfrentei uma grande dificuldade na minha aprendizagem, com quatro anos eu e meus pais nos mudamos do Pinheirinho do Vale para Palmitinho, pois onde morávamos , quando chovia dava enchente e não passava ônibus, pois, era no interior da cidade, então nessa condições eu não poderia ir á escola, como sou de origem alemã e vim de uma cidade alemã, não sabia falar corretamente o português, falava com sotaque puxando para a língua Alemão, motivo pelos quais os meus colegas riam de mim, tive acompanhamento de uma psicóloga ate os meus nove anos de idade para aprender a falar corretamente o português e perder o trauma de falar em publico.
Tive sempre muita dificuldade de aprender, mas também fui oportunizada a ter professores maravilhosos que sempre me ajudaram, lembro com muita alegria de uma das minhas professoras que dava aula para mim de manhã e de tardezinha na sua folga ainda tirava um tempo para me dar reforço e sem cobrar nada, devo a ela o que aprendi o que ainda vou aprender pois foi a minha base, quem me ensinou e me mostrou o verdadeiro amor pela educação.
Com doze anos estava na sétima serie onde as duvidas, curiosidades e novidades eram muitas pois estava em outra faze de minha vida passando de criança para pré-adolescente e tudo com o tempo foi se esclarecendo.
2.1 As Expectativas quanto a passagem do Ensino Médio para a Educação Superior No Curso de Pedagogia.
Com quatorze anos resolvi tomar um rumo diferente, fui para o Curso Normal, nesse ano eu estava enfrentando problemas familiares então eu não me concentrava dentro da sala de aula e ficava sozinha, foi um ano perdido, pois reprovei.
No ano seguinte resolvi continuar no curso, pois amo estar com as criança se não iria desistir tão fácil de um sonho, aprendi muitas coisas diferentes, fazíamos teatros, danças, visitas nas escolas, oficinas de brinquedo de sucata e fantoches, palestras com o Curso de Pedagogia na URI Frederico Westphalen. Percebi que o olhar e o sorriso das crianças me encantavam a cada apresentação, fazê-las felizes me deixa feliz .Tive professores e professoras maravilhosos que sempre
...