TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL ENTENDENDO A DIVERSIDADE
Por: c2m4 • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.641 Palavras (7 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE
CAMILA MOTOZO BOTELHO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ENTENDENDO A DIVERSIDADE
[pic 3]
SALINAS/ MG
2013
CAMILA MOTOZO BOTELHO[pic 4]
ENTENDENDO A DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade e Diversidade no Contexto Educacional; Processo Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário I
Professores: Okçana Battini; Luiz Flávio da Silva; Bernadete; Márcia Bastos e Lilian Salete A. M. Lima.
Tutora Eletrônica: Silvia Guilhen Galieta Tait
Tutora de Sala: Adenice Amaral dos Reis
[pic 5]
SALINAS/MG
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................04
A DIVERSIDADE HISTÓRICA ..................................................................................04
A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA................................................................................06
A DIVERSIDADE CULTURAL....................................................................................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................08
REFERÊNCIAS..........................................................................................................09
[pic 6]
PRODUCÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
ENTENDENDO A DIVERSIDADE
Introdução
A diversidade está explicita dentro da sociedade brasileira em várias áreas, sendo elas sociais, educacionais, econômicas. Ela iniciou-se no Brasil com a mistificação das raças oriundas da colonização, por esse motivo, é de extrema importância aprofundar nossos conhecimentos para entendermos de fato essa diversificação.
O presente trabalho pretende fazer um relato sobre o processo histórico que possibilitou essa diversidade, evidenciando três aspectos: históricos, culturais e lingüísticos, destacando as positividades e as conseqüências dessa formação multicultural brasileira, mostrando a importância e a efetiva influência desses aspectos na escola e principalmente na sociedade.
Desenvolvimento
De um modo em geral, é necessário o reconhecimento e entendimento da diversidade e dos problemas inerentes a ela. Assim, torna-se relevante tratar de cada uma: diversidade histórica, diversidade lingüística e também a diversidade cultural.
Diversidade histórica
Em meados do século XVI, chega-se ao Brasil os portugueses a procura de novas terras para exploração; adentrando em terras desconhecidas, encontraram por aqui os nativos, índios que já eram habitantes deste vasto território.
Com a colonização do Brasil iniciou-se uma grande exploração das riquezas aqui encontradas, alem dos indígenas que se tornaram escravos da corte real, houve a necessidade de importação de mais mão de obra, trouxeram então para o Brasil escravos negros da África, continente já colonizado pelos europeus; esses escravos foram responsáveis pela geração das principais riquezas que o Brasil produziu em sua história, desde a produção agrícola de cana de açúcar e de café, até a extração de ouro e diamantes. Vemos claramente neste trecho de Emilia viotti, do livro da senzala a colônia, onde ela ressalta essa influência negra no processo de mistificação do Brasil.
Dos séculos da convivência das influências trocadas do caldeamento das duas raças resultou a população de mestices e mulatos que hoje ainda povoa o país, as marcas que nos ficaram como um legado do regime servil (escravidão) e que transcederam sua época chegando até nós imprimiram aspectos peculiares à nossa sociedade (COSTA, 1992, p.10).
A partir da metade do século XIX, começaram também a chegar ao Brasil, grandes leva de imigrantes a procura de trabalho. Entre eles destacaram-se principalmente, portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, eles misturavam-se aos habitantes do país mesclando hábitos, formas de trabalho e uso do idioma.
[pic 7]
Fonte: WWW.ufmg.br
A imagem selecionada remete com clareza cada um desses diversos grupos de origens distintas que atuaram na formação da diversidade histórica.
Diversidade Lingüística
Os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil a língua portuguesa, e de alguns vocábulos do oriente e de outras línguas européias. Em questão geográfica o Brasil apresenta um vasto território, caracterizado e divididos por regiões onde cada uma possui uma variação, seja no léxico (vocabulário) no ritmo da fala e também no nível semântico como explica Celso Cunha neste trecho.
Nenhuma língua permanece a mesma em todo seu domínio e ainda num só local, apresenta um sem números de diferenciações (...) mas, essas variedades de ordem geográfica, de ordem social e até individual, pois cada procura utilizar o sistema indiomático da forma que lhe exprime o gosto e o pensamento, não prejudicam a unidade superior da língua, nem a consciência (CUNHA, 1964).
[pic 8]
Fonte: www.infojovem.org.br
A imagem compreende a questão da diversidade lingüística relacionada a diversos fatores. Percebe-se cada grupo cria uma variação própria para se comunicar.
...