Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada
Por: Betânia Campos • 9/10/2018 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada
Existem várias formas de comunicação com base no contexto e de acordo com quem estamos lidando no processo de comunicação. A comunicação pode assumir muitas formas, tais como: a fala, um olhar compartilhado, texto, gestos, expressões faciais, o toque, a língua de sinais, símbolos, imagens, dispositivos que geram discursos, etc.
Na tecnologia assistiva e comunicação alternativa e ampliada temos recursos não verbais importantes que são utilizados no processo de comunicação.
O emprego do termo Comunicação Alternativa e Ampliada refere-se um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para resolver os desafios de comunicação do cotidiano e, é usado para descrever vários métodos de comunicação que podem ajudar as pessoas que são incapazes de usar o discurso verbal para se comunicar.
A comunicação alternativa é considerada uma área da tecnologia assistiva que tem como objetivo desenvolver habilidades de comunicação remetida a pessoas que não têm o desenvolvimento da fala, escrita, ou seja, atraso na comunicação ao falar e escrever. Seu objetivo é estar enquanto facilitador e mediador para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência.
Os sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada” - CAA podem ser sistemas de comunicação aumentativa e sistemas alternativa e vão se referir aos componentes (símbolos, gestos, recursos, estratégias e técnicas) utilizados pelos indivíduos para comunicação.
Na comunicação aumentativa se complementa sem precisar substituir outros jeitos de comunicar, tais como fala, gestos, vocalizações, expressões faciais, e a comunicação alternativa utiliza diversos métodos, modos e estratégias alternativas para estabelecer a comunicação com o outro.
Podem ser manuais ou gráficos, sendo que os primeiros são aqueles que não requerem ajuda externa, compreendem assinatura e gestos, que não exigem materiais ou equipamentos especiais, já os gráficos dependem de materiais e equipamentos especiais, como imagens, livros e computadores.
...