Tendencias Pedagógicas
Por: josilainef • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.997 Palavras (12 Páginas) • 269 Visualizações
Universidade Federal do Mato Grosso
Campus Universitário de Rondonópolis
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Departamento de Matemática
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEUS PRESSUPOSTOS
Rondonópolis – MT
Outubro - 2009 [pic 1]
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEUS PRESSUPOSTOS
Projeto de pesquisa apresentado pela disciplina de Didática, para obtenção de nota do 4ͦ semestre de matemática.
Rondonópolis – MT
Outubro - 2009[pic 2]
SÚMARIO
Capitulo I
INTRODUÇÃO
Capitulo II
1. O contexto Histórico da Educação
2. Tendências Pedagógicas Liberais
2.1 A tendência liberal tradicional
2.2 Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
2.3 Tendência Liberal Renovada Não – Diretiva
2.4 A tendência liberal tecnicista
3. Tendências Pedagógicas Progressistas
3.1 Tendência Progressista Libertadora
3.2 Tendência Progressista Libertaria
3.3 Tendência Progressista Critico - Social Dos Conteúdos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
[pic 3]
INTRODUÇÃO
O tema escolhido é “as tendências pedagógicas e seus pressupostos”. Projeto de pesquisa do 4ͦ semestre de licenciatura em matemática do curso de graduação da Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Rondonópolis. Este é uma exigência da matéria de didática, onde as aulas são ministradas pela professora Mestre Jacirene L. P. dos Santos.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar as diferentes tendências pedagógicas e seus pressupostos
Os registros reflexivos do professor foi instrumento que possibilitou responder ao problema da pesquisa: “A pratica pedagógica do Professor pesquisado esta fundamentada em qual tendência pedagógica? E Esta sustentada por qual tendência?”. Onde foi considerado através da observação, a quantidade de aluno, a formação do professor, o período e o grau (neste caso ensino médio) pesquisado. Também foi analisada a tendência aplicada no processo ensino-aprendizagem e diagnosticado as facilidades e dificuldades encontradas pelo mesmo.
Esta pesquisa terá como aporte teórico os principais autores: LIBÂNEO (1990), LUCKESI (1994), PERRENOUD (2000) E SAVIANI. Onde a metodologia adotada neste é de uma bibliografia interpretativa qualitativa, assim analisando a educação nos últimos 30 anos e seguida da interpretação das tendências.
Desta forma acreditamos que este projeto de pesquisa possa contribuir para nossa formação profissional e para futuros educadores ou educadores que estejam abertos para realizar a verdadeira mudança que a educação traz.
- O contexto Histórico da Educação
Este desenvolvimento parte do pressuposto de que o professor necessita conhecer as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem ao longo da história, para então podermos entender como se encontra a educação no contexto atual e refletir sobre sua atuação pedagógica como objetivo de aperfeiçoá-la, isto porque não se pode simplesmente desprezar o contexto uma vez em que o cotidiano escolar é reflexo da evolução ou da involução.
Assim, Buscando conhecer, reconhecer e criticar, de forma consistente, consciente e abrangendo o contexto histórico de cada uma delas. Aqui, consideraremos como tendência pedagógica:
as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana (LUCKESI, 1990, p. 53).
Libâneo, para efeito didático divide as tendências pedagógicas em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. No primeiro grupo, estão incluídas a tendência “tradicional”, a “renovada progressivista”, a “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo, a tendência “libertadora”, a “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.
- Tendências Pedagógicas Liberais
Surgiram no século XIX, sob forte influência das idéias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. Receberam também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
2.1 A tendência liberal tradicional
A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos; era extremamente burocratizado, como por exemplo: conteúdos, memorização, provas e com normas rígidas. Ou seja, a aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. O método usado nesta tendência era de exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos. A escola era solicitada para preparar o intelectual , centrada como um produto do trabalho.
...