Trabalho Sobre Introdução a Pesquisa
Por: Geovana de Abreu Brandolfi • 18/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.786 Palavras (12 Páginas) • 149 Visualizações
INTRODUÇÃO À PESQUISA
Gilmar Miranda¹
Silvana Mota Lima Miranda²
Alessandra Antunes do Livramento Ferreira³
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar as principais características para a elaboração de uma pesquisa cientifica. Este trabalho apresenta a experiência do Seminário Interdisciplinar, do Curso de Administração do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Segundo a NBR 6028 o resumo é a apresentação dos pontos mais importantes e relevantes da pesquisa, apontando elementos capazes de permitir ao leitor se irá continuar ou não a leitura e, se terá necessidade de consultar ao texto original. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. Deve conter o objetivo da pesquisa, o método, os resultados e as conclusões, sendo que deve conter no máximo 250 palavras, em apenas um parágrafo único, sem recuo ou espaçamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. Algumas instituições exigem o resumo em uma língua estrangeira.
Palavras-chave: Normas. Metodologia Científica. Pesquisa. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
Em uma pesquisa cientifica, a introdução é a parte principal, pois deve dar ao leitor uma ideia de qual será o assunto, trazendo com uma sequencia lógica, clara e esclarecedora. De forma geral deve-se abordar o tema e sua importância, o que não se sabe sobre o assunto, não muito prolongado, sendo breve, esclarecer a natureza e qual será a contribuição do estudo, em síntese, o pesquisador terá que apresentar os objetivos, a identificação do problema e a justificativa do trabalho, ou seja, o porquê de se realizar a pesquisa (NAVES, 1998).
Após a definição do tema da pesquisa, deve-se elaborar os objetivos, o geral e os específicos, que são fatores determinantes para atingir os outros pontos do estudo. Sendo o objetivo geral que norteará o restante da pesquisa, dando a direção que a pesquisa tomará, devendo ser elaborada com apenas uma frase. Segundo Menezes (2018 p. 81), “o objetivo geral apresenta as preocupações mais amplas, de caráter social, com destaque para a importância social do tema escolhido”. A apresentação do objetivo geral se faz de forma objetiva, como o próprio nome já diz, sendo sempre claro, apontando o que se quer com a pesquisa.
Os objetivos específicos normalmente são apresentados de forma mais longa, são assuntos complementares do objetivo geral, sendo mais delimitado, caracterizando sempre as etapas da pesquisa. Para Andrade (2009) os objetivos específicos referem-se ao tema ou assunto propriamente dito e definem as etapas que devem ser alcançadas para alcançar o objetivo geral de pesquisa. “Para a formulação dos objetivos específicos deve-se usar frases diretas, curtas e com verbos de ação (avaliar, comparar, caracterizar, verificar, estimar) respondendo à pergunta “para quê realizar a pesquisa?” (NAVES, 1998, p. 24).
Para Menezes (2018, p. 81) “os objetivos em um projeto de pesquisa se referem ao que pretende alcançar com a sua pesquisa. Em outras palavras, os objetivos determinam as suas metas com o tema escolhido. Existem dois tipos de objetivos, os gerais e os específicos”.
Na introdução também deve conter a problemática da pesquisa, “sendo aquela pergunta que desenvolve o tema e que ainda não há respostas bem construídas, é o elemento central de todo o desenvolvimento da pesquisa, se não há problema não há o que ser pesquisado com motivos que o justifique (MENEZES, 2018, p. 69).
Sendo assim, para Marconi e Lakatos (2002, p. 26), a problemática de uma pesquisa é formulada da seguinte forma
O problema deve ser levantado, formulado, de preferência em forma interrogativa e delimitado com indicações das variáveis que intervêm no estudo de possíveis relações entre si. É um processo contínuo de pensar reflexivo, cuja formulação requer conhecimentos prévios do assunto (materiais informativos), ao lado de uma imaginação criadora. A proposição do problema é tarefa complexa, pois extrapola a mera identificação, exigindo os primeiros reparos operacionais: isolamento e compreensão dos fatores específicos que constituem o problema no plano de hipóteses e de informações. A gravidade de um problema depende da importância dos objetivos e da eficácia das alternativas.
A justificativa em um trabalho cientifico tem que justificar e convencer o leitor do estudo, “é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado, é onde o tema escolhido pelo pesquisador e a hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada (BELLO, 2005, p. 20 apud MENEZES, 2018).
Por fim, a justificativa deve convencer o leitor de que a pesquisa é importante e viável para leitura, tendo como principal característica, a importância, a viabilidade trazendo as possibilidades para realizar a pesquisa e, oportunidade que deve apresentar os interesses da atualidade na vida profissional do pesquisador (JACOBSEN, 2016).
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A elaboração da fundamentação teórica é a parte mais importante da pesquisa, pois é onde será apresentado quais foram as referências utilizadas no estudo, utilizando e reconhecendo outros trabalhos sobre o mesmo tema, indicando que o pesquisador já conhece o assunto que está abordando em sua pesquisa evidenciando que, é capaz de utilizar vários autores para abordar o mesmo assunto (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010).
Deve-se utilizar os tipos de citações, sem opinião própria, apenas de autores e referenciá-los conforme a citação usada, que são utilizadas como informações extraídas de outras fontes, nas normas existem diferentes tipos de citação, direta, curta, longa e citação da citação, para Bazzanela (2013, p.148) as citações podem ser definidas como
Citação direta: nas citações diretas ocorre cópia literal (ipsis litteris) do texto original, ou seja, você transcreve o fragmento tal e qual ele se encontra na obra que você está consultando. Para tanto, você deve prestar atenção nos seguintes aspectos enquanto está digitando o fragmento no seu trabalho: ortografia, maiúsculas e minúsculas, pontuação, grifos e completude, trata-se de cópia fiel ao original (livro, artigo de revista, de jornal etc.). Citação curta: não pode exceder três linhas, temos uma citação curta. Neste caso, será inserido aspas no início e ao término da citação. Citação longa: as citações longas são apresentadas em parágrafo próprio, com espacejamento simples, e destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda. O tamanho da fonte deve ser menor (10) em relação ao restante do texto. Não há aspas no início e ao término da citação.
...