Trabalho, profissões e escolarização: revisitando conceitos.
Por: Mayllah • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 985 Visualizações
Texto 1-Trabalho, profissões e escolarização: revisitando conceitos.
As visões e representações sobre o trabalho, sobre as profissões e sobre sua relação com a escola – são atualizadas e variadas.
O termo trabalho normalmente vem associado à ideia de emprego (atividade remunerada).
As relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas.
As representações denotam negatividade mediante:
a) A.Subestimação da importância da escola;
b) Supervalorização das experiências, dos saberem adquiridos no mundo do trabalho (muitas pessoas acreditam que atividades do trabalho constituem verdadeiras escolas).
Visões – superestima a importância da escola comomeio de formação profissional e de ingresso no mercado.
Breve Histórico do Trabalho e das Profissões
Conceito:
- O trabalho é “uma atividade social central para garantir a sobrevivência de homens e mulheres e para a organização e funcionamento das sociedades”(MANFREDI,2002,p.33).
O trabalho: objeto de reflexão por parte de muitos “estudiosos como economistas, sociólogos, historiadores, filósofos, construindo um dos principais temas-eixo da produção teórica nas ciências humanas e sociais modernas e contemporâneas”(MANFREDI,2002,p.33).
Dereymez identifica três ideias- força que justificam a importância e a centralidade dessa atividade social, (DEREYMEZ 1995, citado por MANFREDI,2002,p.33).
As três ideias- força:
- O trabalho “constitui uma das bases fundadoras da economia de qualquer sociedade, uma força social de produção de bens e serviços e uma fonte de renda e sobrevivência de grandes segmentos das populações humanas”[...]“Constitui também um instrumento de inserção social”.
- O trabalho é “base para estruturação de categorias socioprofissionais, faz nascer práticas coletivas, ordena os ritmos e a qualidade de vida, enfim, determina as relações entre os diferentes grupos, classes e setores da sociedade”.
- O trabalho “constitui objeto de ação e de intervenção de políticas governamentais: a regulação, o controle, a distribuição e a locação de posto de trabalho, dos locais em que efetuam o trabalho e o não trabalho também faz parte da construção de normas e instituições para disciplinar e encontrar seu funcionamento como atividade social”.
Assim, Dereymez( 1995, citado por Manfredi,2002,p.34) afirma que “o trabalho e o não trabalho revelam-se também um dos principais componentes das esferas políticas, das diferentes instâncias do Estado e de deus gestores”.
Parte significativa dos teóricos - economistas, sociólogos, antropólogos ou historiadoresconcordariam que a noção de trabalho e as formas concretas de sua efetivação são históricas. Sob essa noção de trabalho, os teóricos acreditam na construção e reconstrução ao longo da historia das sociedades humanas, variando de acordo com os modos de organização produção e de riqueza e poder.
...