Tópico de Educação Matemática B
Por: Eveperes • 11/8/2017 • Trabalho acadêmico • 460 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
1. A partir da leitura da LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, verificar: a) o lugar atribuído à matemática na educação básica; b) as finalidades atribuídas ao estudo da matemática; c) as determinações legais sobre o planejamento dos currículos.
2. Como foi construído o plano de estudos da sua escola? Como foi o processo, quem participou dele e como? Que referências foram utilizadas para a construção da parte relativa à matemática no plano? Como o plano é considerado (ou não) pelos professores no cotidiano da escola?
Segundo a LDB art 26 os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, que cada sistema de ensino e estabelecimento escolar deve cumprir e ainda uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. No § 1 do mesmo artigo ainda encontramos a informação de que os currículos devem abranger obrigatoriamente o estudo da matemática.
O art 32 mostra que o objetivo do ensino fundamental é a formação básica do cidadão, um dos critérios para atingir esse objetivo é o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básicos o pleno domínio da escrita, leitura e cálculos.
A partir da leitura das diretrizes curriculares nacionais e estaduais para o ensino fundamental, pode-se perceber que os conteúdos que compõem as disciplinas da base nacional e da parte diversificada devem ter origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia.
A matemática, assim como os demais componentes curriculares, devem articular em seus conteúdos, a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual. Devem levar em conta as experiências dos alunos e valorizar os seus conhecimentos.
Os planos de estudo da escola foram elaborados junto com a equipe pedagógica e administrativa, com os professores e representantes da comunidade escolar através do Conselho Escolar. Baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde cada professor recebeu o documento específico de sua área de atuação com as linhas norteadoras do currículo.
Através de reuniões e debates foi redefinido a função da escola apontando questões metodológicas diferenciadas, buscando a diversidade e pluralidade cultural, e a importância de um currículo voltado para a cidadania e a construção de uma sociedade igualitária e sustentável.
Com relação especificamente a matemática usou-se o mesmo processo de análise dos PCNs e adaptado a realidade de nossa comunidade escolar.
Os professores construíram seus planos de trabalho baseados nos planos de estudos e no decorrer dos anos são reavaliados e modificados conforme as necessidades de cada ano letivo.
Atualmente estão sendo estudadas, junto a secretaria de educação, as “Expectativas de Aprendizagem” que ajudaram a nortear os novos planos de estudo e trabalho.
...