UM ELO ENTRE A LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Por: sarahleandro • 17/11/2019 • Projeto de pesquisa • 4.604 Palavras (19 Páginas) • 264 Visualizações
Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás
Instituto Educacional HBF
Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Anos Iniciais HBF
Coordenação de Pós-graduação
Instituto Educacional HBF – Inhumas Goiás
UM ELO ENTRE A LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de especialista em Educação Especial orientado pela .
Inhumas – Goiás
Maio - 2019
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo, pesquisar a literatura infantil em relação a prática pedagógica e incentivar na formação de leitura, capazes de formar cidadãos leitores e críticos. Dessa forma, buscou-se bases teóricas de alguns autores Coelho (2002), Suanno (2014), Suanno (2012, 2016). Justifica-se a realização deste estudo para trabalhar a literatura com as crianças para despertarem o desejo pela leitura e formar cidadãos críticos. A problematização é sobre como os professores desenvolvem e concebem a proposta da prática da literatura na Educação Infantil de uma maneira transdisciplinar. Trata-se de uma entrevista feita com professoras da Educação Infantil, da rede particular, a partir da curiosidade, da literatura no ambiente escolar. Apontamos caminhos sobre a literatura infantil desde que surgiu até os dias atuais, enfoca a importância de ouvir e contar histórias, reflete a importância do papel do professor em uma abordagem transdisciplinar, mostra como é escolhido os matérias literários pelas professoras, aponta as ferramentas de ensino para desenvolver o hábito de ler, discute sobre a entrevista feita com as professoras da Educação Infantil e conclui mostrando as relevâncias da literatura para o ensino na formação do leitor. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativa transdisciplinar (SUANNO, 2015) que considera a reintrodução do sujeito, a percepção do ser, a subjetividade, os interesses e a realidade da prática docente. A coleta de dados foi feita por meio da revisão bibliográfica e pela entrevista de professoras, da rede particular de ensino.
Palavras chave: Literatura Infantil. Prática Pedagógica. Leitura.
Abstract
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Key words: x x x x x x .
Introdução Teórica
Mediante, aos avanços da educação do presente século, ainda percebe as práticas enraizadas que se repete há anos, que valorizam o método, os instrumentos, os conteúdos e os comportamentos.
Neste cenário, traz reflexões sobre a prática do professor que começam a questionar a necessidade de uma escola que motive os educadores a ministrar as suas aulas de forma que estimulem o aluno para uma autonomia criativa. Para isso, é necessário no processo se construção de novas formas de ensinar e aprender, que tenham liberdade criativa de ser professor e assim os alunos se tornarão confiantes.
De acordo com Suanno (2014a) trata-se de um processo de cultivo, na contextualização, em textos diversos, de uma outra perspectiva, de enriquecer a educação para a vida, em:
Formar cidadãos na sociedade do conhecimento, que atenda as demandas do século XXI ... e construção de ambientes de desenvolvimento pessoal, social, ambiental e planetário, deve ser uma atividade que se utiliza criatividade, para resgatar o humano, a cidadania planetária, a ecoformação, a partir da educação baseada no ser humano, na vida, na mediação social (...) (SUANNO a, p. 171, 2014).
Conforme das considerações deste autor, um dos grandes desafios da escola é possibilitar a construção de um ambiente para o desenvolvimento dos domínios do conhecimento, de uma educação humana.
O tema deste artigo traz um elo entre a importância da literatura infantil e a prática do professor para a formação do hábito de leitura de crianças de 3 a 5 anos. A literatura infantil é um instrumento motivador que busca desenvolver a imaginação, sentimentos, de maneira significativa capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo e crítico.
Carleto (2014, p. 76), ressalta à prática de leitura como um problema social da realidade brasileira, apresenta em pesquisas que indicam que “mais de 50% da população brasileira encontram dificuldades para entender o que lê e para expressar seu pensamento coerente pela escrita”.
Partindo dessa premissa, justifica a realização deste estudo da importância de trabalhar a literatura desde da educação infantil, para que as crianças despertem o desejo pela leitura, ter significado quando lê e relacionar o texto com o mundo à sua volta. Para que assim, a leitura possa contribuir de maneira significativa uma sociedade letrada.
Neste artigo problematiza sobre como os professores desenvolvem e concebem a proposta da prática da literatura na Educação Infantil, de como é feita a escolha do material literário, pensando na reintrodução do sujeito cognoscente na produção do conhecimento e ampliação da percepção de mundo, de uma maneira transdisciplinar.
O objetivo deste artigo é pesquisar a literatura infantil em relação a prática pedagógica e incentivar a formação de leitura, sendo uma grande aliada para a construção de conhecimentos dos nossos pequenos de formar cidadãos leitores e críticos.
Para apresentar a questão das escolas em relação a ruptura do pensamento linear, fragmentado precisam ser contempladas nas propostas pedagógicas e nos processos educativos, trazemos autores, como: Morais (2014), Morin (2011, 2015), Petraglia (2008), Suanno (2014a), Suanno (2012, 2014b, 2015 e 2016) e estudos realizados pelo Araldo (2011) e Coelho (2002), que mostram que a importância da literatura no ambiente escolar. Trata-se de discussões que permeiam a importância de formar leitores críticos, uma formação humana que compreende que conhecimento é um só e que os saberes estão interligados.
...