TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR ATRAVÉS DO CURRÍCULO E DA CULTURA

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.724 Palavras (19 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE DE PARANAÍBA

UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR ATRAVÉS DO CURRÍCULO E DA CULTURA

Alessandro Brandete[1]

  Elson Luiz de Araújo[2]∗∗

RESUMO

Este trabalho pretende compreender a reflexão do currículo com a violência escolar e a constituição da cidadania como fator conflitante presente nas relações sociais dos alunos.  O estudo possibilita uma reflexão sobre o papel do currículo dentro da escola enquanto mecanismo formador e destaca a importância sobre as tendências juvenis a partir da concepção de que o jovem enquanto ser necessita de atenção e relação com suas necessidades ao longo de sua existência. O pressuposto deste trabalho inicia-se com uma prévia formulação do conceito de identidade do indivíduo através das relações do currículo, da adversidade compreendidas com o aparecimento da globalização, norteando diretrizes ou modelos aos quais priva o sujeito de estabelecer suas escolhas e define como mecanismo o domínio cultural, comportamental e social. A construção do conhecimento requer um olhar mais profundo sobre as questões curriculares em enfoques sociais e comportamentais do mundo moderno, pois estes fatores são norteadores de ações que se destinam ao mundo do jovem como desafiadores. Condicionar a violência escola aos fatores sociais e a prática curricular nem sempre pode ser afirmado que ocorra em regiões periféricas, social e economicamente, é errôneo afirmar que a violência é atrelada a vulnerabilidade social ou a ineficácia de metodologias, isso porque, esta mesma violência também ocorre dentro das instituições escolares das regiões da classe média alta. A escola como instituição formadora não está preparada para receber este novo paradigma no contexto juvenil na transformação da realidade e no cotidiano comum à juventude, fortalecida por esta pluralidade cultural. É dever da sociedade e do Estado estabelecer condições para amenizar este sofrimento juvenil e resgatar a valorização da escola enquanto instituição formadora e democrática. Os professores enquanto mediadores destas ações necessitam estabelecer uma aproximação através do diálogo e das profundas mutações das expressões juvenis. Assim o trabalho propor-se-á, não trazer para fórmulas ou soluções para o desafio do relacionamento entre o currículo, os jovens e a escola, mas sim, evidenciar a existência de uma nova condição juvenil no Brasil e uma nova relação com a instituição escolar.

Palavras-chave: Currículo. Escola. Violência.

LISTA DE SIGLAS

Dez.: Dezembro

Jul.: Julho

LDB: Lei de Diretrizes Básicas

UFRJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04

 

2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 05

  2.1. Uma reflexão sobre uma proposta curricular................................................... 05

  2.2. O currículo e a escola democrática................................................................. 08

  2.3. A violência escolar e cultura............................................................................... 10

  2.4. A Globalização e a Identidade ........................................................................... 12 

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ 14

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 16

1. INTRODUÇÃO

O referente artigo busca analisar as mudanças do processo de aprendizagem através de suas questões curriculares traçando um paralelo com o aumento da violência dentro das unidades escolares. A base deste conceito é fundamentada na aplicação do currículo e suas adversidades no propósito de apresentar inovações, possibilitando ao aluno uma construção de saberes e de viabilizar uma melhor condição de formação aos docentes no campo pedagógico. Tratar o conceito de inovação requer certa paciência e pertinência, uma vez que o novo sempre desperta no ser humano desconfiança, discórdia e até mesmo o medo.

O que se precisa ter em mente é que o processo de Educação, aplicado no âmbito dos modelos escolares, formaliza uma relação pedagógica com as redes sociais no aspecto de inserir o sujeito ao mundo do trabalho, vida política e cultura. Isso nos proporciona a potencializar uma significação da necessidade humana no contexto das relações de cidadania com a efetivação da democracia.

É preciso, no entanto, destacar a importância do currículo para a contribuição do conhecimento e suas aplicabilidades como agente norteador de ações diretas ou indiretas para a construção de um aluno participativo e protagonista.

Uma inovação curricular atrelada à prática interdisciplinar são fatores que contribuem para um novo modelo de ensino, mas para que isso ocorra torna-se fundamental o envolvimento maciço do professor como agente formador e idealizador de um conjunto de fatores que possam valorizar a própria instituição escolar, a autoestima dos alunos, protagonizando a aprendizagem e consequentemente a qualidade de vida. Esta relação entre a inovação curricular e a efetivação do trabalho do professor trata-se obviamente de admitir que ensino/aprendizagem, sem dúvida se dá através do sujeito. Segundo Beane: “Quando se perspectiva o conhecimento de uma forma integrada, torna-se possível definir os problemas de um modo tão amplo tal como existem na vida real, utilizando um corpo abrangente de conhecimento para os abordar” (2003, p. 97). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com