TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Maria Eduarda Paglia Cazella

Dgeovana Yendis

Identificação dos elementos da pesquisa: a formação do pedagogo para ensino de artes na educação infantil

 Trabalho apresentado junto ao curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul como requisito para a obtenção de nota semestral.

Chapecó

2019

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores: Edna Xenofonte Leite, Rita Oliveira de Carvalho, Devanio Fernandes de Sousa, Raimunda Aureniza Feitosa.

Periódico/ Revista: IV CONEDU. 2018, vol:1.

  1. TEMA

Trata-se de um artigo científico, que analisa o ensino de artes na educação infantil como forma de práticas pedagógicas de desenvolvimento integral das crianças. Além de, abordar a direção de ensino-aprendizagem dessa disciplina dentro da graduação de Pedagogia.

  1. PROBLEMA

Direcionado a uma investigação à predição de acontecimentos do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, caracterizando-se pela formação de professores de educação infantil, com habilidade em ensino a disciplina de Artes e como este profissional pode contribuir nos processos metodológicos visando a avaliação de certas condutas.

  1. QUESTÃO-ESTUDO

Refere-se a exploração da direção de ensino, da área de conhecimento específico curricular. Embasado em metodologias e instrumentos de estudo para a construção de dados bem como, entender o suporte que esta tem contribuído.

  1. OBJETIVO GERAL

Análise da formação do pedagogo e sua relação com o ensino de Artes, buscando enfatizar sua importância, bem como ressaltar esse universo visual na vida cotidiana das crianças. Essa disciplina não abrange a diversidade dos temas propostos, visto que, a arte-educação possibilita aos pedagogos, ministrar essa área de forma mais integral.

  1. JUSTIFICATIVA

A pesquisa se justifica pela relevância que a formação na universidade supracitada apresenta no que se refere à região do cariri cearense, em termos de formação acadêmica, destacando que os professores de educação infantil tem que desenvolver suas atividades tomando por norte a formação inicial que lhe qualifica para na educação infantil. A atualidade do tema se reveste no fato de muitos professores atuantes nas creches, centros de educação infantil e pré-escolas deste município serem formados com a antiga matriz curricular.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO 

• Ana Mãe Barbosa, uma educadora brasileira, pioneira em arte-educação.

• A lei nº 9.394 de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil;

• Hernàndez, educador espanhol que propõe reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem;

• Tonet, professor de filosofia da Universidade Federal de Alagoas ;

• Costa, professor de história, especialista em educação e doutor em artes visuais;

• Buoro, música e educadora artística.

  1. METODOLOGIA

Essa pesquisa é de cunho mista, quali-quantitativa. Pois, além da análise e recolhimento de dados está baseada numa problemática vigente, trazendo abordagens pertinentes e fontes estatísticas.

Os instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: análise documental, bibliográfica e entrevistas. A análise documental foi realizada através de uma análise da Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia da URCA- PPP, uma vez que esse curso foi reestruturado no ano de 2010, seguindo as orientações formuladas pelo Conselho Nacional de Educação através da Resolução n° 1 de 2006.

Foram realizadas entrevistas com cinco professoras egressas do curso de Pedagogia da URCA que cursaram o componente curricular optativo "arte-educação" e que estão atuando como docentes na educação infantil da rede pública municipal de ensino.

  1. ANÁLISE DE DADOS

A organização de dados baseou-se em pesquisa de opinião, registros históricos e fundamentação teórica. A pesquisa foi em partes satisfatória. Foram abordadas discussões que ofereceram suporte e embasamento aos conhecimentos que os pedagogos devem ter para ministrar essa área do conhecimento na educação infantil. Porém, somente uma disciplina de artes dentro do curso de Pedagogia, não é suficiente para dar conta de seu extenso conteúdo, pois na maioria das vezes essa disciplina arte-educação não abrange a diversidade que o tema propõe. Além de ser uma análise descritiva, baseada em alguns recursos estruturais, como supracitado anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com