UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Por: Maria Eduarda Paglia • 25/11/2019 • Relatório de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Maria Eduarda Paglia Cazella
Dgeovana Yendis
Identificação dos elementos da pesquisa: a formação do pedagogo para ensino de artes na educação infantil
Trabalho apresentado junto ao curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul como requisito para a obtenção de nota semestral.
Chapecó
2019
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores: Edna Xenofonte Leite, Rita Oliveira de Carvalho, Devanio Fernandes de Sousa, Raimunda Aureniza Feitosa.
Periódico/ Revista: IV CONEDU. 2018, vol:1.
- TEMA
Trata-se de um artigo científico, que analisa o ensino de artes na educação infantil como forma de práticas pedagógicas de desenvolvimento integral das crianças. Além de, abordar a direção de ensino-aprendizagem dessa disciplina dentro da graduação de Pedagogia.
- PROBLEMA
Direcionado a uma investigação à predição de acontecimentos do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, caracterizando-se pela formação de professores de educação infantil, com habilidade em ensino a disciplina de Artes e como este profissional pode contribuir nos processos metodológicos visando a avaliação de certas condutas.
- QUESTÃO-ESTUDO
Refere-se a exploração da direção de ensino, da área de conhecimento específico curricular. Embasado em metodologias e instrumentos de estudo para a construção de dados bem como, entender o suporte que esta tem contribuído.
- OBJETIVO GERAL
Análise da formação do pedagogo e sua relação com o ensino de Artes, buscando enfatizar sua importância, bem como ressaltar esse universo visual na vida cotidiana das crianças. Essa disciplina não abrange a diversidade dos temas propostos, visto que, a arte-educação possibilita aos pedagogos, ministrar essa área de forma mais integral.
- JUSTIFICATIVA
A pesquisa se justifica pela relevância que a formação na universidade supracitada apresenta no que se refere à região do cariri cearense, em termos de formação acadêmica, destacando que os professores de educação infantil tem que desenvolver suas atividades tomando por norte a formação inicial que lhe qualifica para na educação infantil. A atualidade do tema se reveste no fato de muitos professores atuantes nas creches, centros de educação infantil e pré-escolas deste município serem formados com a antiga matriz curricular.
- REFERENCIAL TEÓRICO
• Ana Mãe Barbosa, uma educadora brasileira, pioneira em arte-educação.
• A lei nº 9.394 de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil;
• Hernàndez, educador espanhol que propõe reorganizar o currículo por projetos. O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem;
• Tonet, professor de filosofia da Universidade Federal de Alagoas ;
• Costa, professor de história, especialista em educação e doutor em artes visuais;
• Buoro, música e educadora artística.
- METODOLOGIA
Essa pesquisa é de cunho mista, quali-quantitativa. Pois, além da análise e recolhimento de dados está baseada numa problemática vigente, trazendo abordagens pertinentes e fontes estatísticas.
Os instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: análise documental, bibliográfica e entrevistas. A análise documental foi realizada através de uma análise da Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia da URCA- PPP, uma vez que esse curso foi reestruturado no ano de 2010, seguindo as orientações formuladas pelo Conselho Nacional de Educação através da Resolução n° 1 de 2006.
Foram realizadas entrevistas com cinco professoras egressas do curso de Pedagogia da URCA que cursaram o componente curricular optativo "arte-educação" e que estão atuando como docentes na educação infantil da rede pública municipal de ensino.
- ANÁLISE DE DADOS
A organização de dados baseou-se em pesquisa de opinião, registros históricos e fundamentação teórica. A pesquisa foi em partes satisfatória. Foram abordadas discussões que ofereceram suporte e embasamento aos conhecimentos que os pedagogos devem ter para ministrar essa área do conhecimento na educação infantil. Porém, somente uma disciplina de artes dentro do curso de Pedagogia, não é suficiente para dar conta de seu extenso conteúdo, pois na maioria das vezes essa disciplina arte-educação não abrange a diversidade que o tema propõe. Além de ser uma análise descritiva, baseada em alguns recursos estruturais, como supracitado anteriormente.
...