Uma Reflexão Sobre a Didática
Por: Calebe Lourenço • 7/12/2020 • Resenha • 510 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
Uma Reflexão sobre a didática
No texto de José Mario podemos analisar uma introdução de didática e pressuposição, na qual ele apresenta uma perspectiva do tema, e começando pela pressuposição vemos que o tema é cercado de muitas polêmicas no ambiente acadêmico por existir diferentes modos de enxergar a pressuposição, então o autor irá focar na linha de pensamento do Collingwood no seu trabalho “Um ensaio de Metafísica” e segundo essa obra a pressuposição é dividida em absolutas e relativas. A pressuposição absoluta está ligada na ideia de aperfeiçoamento humano, e a crença nela seria algo inevitável ao educador, já a relativa não teria um caráter impositivo e inevitável representaria apenas comprometimentos evitáveis e com isso teremos um prognóstico relativo pois a perfeição humana é limitada pela genética.
A didática está vinculada ao pensamento pedagógico e seria a transmissão de vários saberes, Comênio é situado como referência na História da Educação por sua metodologia de ensino, Comênio vê a didática como uma arte universal de ensinar tudo a todos e seria necessário viabilizar uma organização no processo de ensino. Podemos ver que a presença desse pensamento está no dia a dia seja nas redes sociais ou em jornais, na presença de cursos e aulas de diversas coisas. A didática como disciplina acadêmica se organiza de uma forma mais comportada e modesta, e como o texto diz não é de se admirar que a pressuposição absoluta se da presente quando vemos métodos de ensinos sendo mais eficientes que outros.
Comênio se baseia nas ideias de como Bacon enxergava a ciência, ele definia a ciência como aplicação de um método fundamentado na observação, logo a didática deveria ter métodos de ensinos e aprendizagens, ele também entendia que era necessário diferenciar as etapas de aprendizagem e que existia uma diferença nas estruturas de aprendizagem que varia dos saberes. Será explanado a relação de atividades e regras e teremos três casos que respondem de formas diferentes.
Caso I: Um conjunto de regras que são necessárias para saber fazer algo, e sem tal conhecimento fica impossível desenvolver a finalidade de um objetivo.(exemplo: jogo de xadrez).
Caso II: Podemos dizer que é um saber desenvolvido antes mesmo de conhecer as regras, “saber como, do que saber que” (exemplo: natação).
Caso III: Está associada a um talento individual que faz com que um indivíduo efetue com qualidade suas ações, diferente dos outros casos esse indivíduo não é regulamentado por regras. (exemplo: Contar piada ou argumentar)
Como relato final fica a reflexão se existe um modo que pode trazer o êxito total do ensino, porém é apresentado que isso não passa de uma ilusão, por mais que existam formas variadas de ensino e didática elas não vão suprir todas as demandas necessárias para um aprendizado completo para todos.
...