Uma gestão participativa em ambientes digitais
Por: Adrianapedro29 • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.219 Palavras (9 Páginas) • 1.285 Visualizações
[pic 1]
Universidade Norte do Paraná
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
Disciplinas
- Adolescência e Juventude no Século XXI
- Gestão do Projeto Educativo
- Gestão Educacional
- Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
Tutora: Simoni Cristiane Parpineli da Silva
UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM ABIENTES DIGITAIS
Adriana Aparecida da Costa
2021 Jacareí- SP
UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM ABIENTES DIGITAIS
Disciplinas
- Adolescência e Juventude no Século XXI
- Gestão do Projeto Educativo
- Gestão Educacional
- Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
Tutora: Simoni Cristiane Parpineli da Silva
Adriana Aparecida da Costa
2021 Jacareí- SP
INTODUÇÃO
A escola passa por mudanças constantemente e seu modelo de gestão participativa também precisa se atualizar, buscar ferramentas que possam e possibilitam a proximidade com os alunos, as famílias e a sociedade que a cerca, o modelo de gestão participativa, o projeto político-pedagógico e o conselho escolar são instrumentos formais, mediadores e representativos da autonomia das relações. Na gestão participativa as práticas escolares reforçam e exercitam as propostas de organização escola e sociedade, através de participação seja em fóruns, grêmios escolares, resolução de conflitos, buscando sempre alcançar não só os alunos pertencentes aquele grupo como suas famílias e as outras pessoas da sociedade, comunidade. Alcançar essas ´pessoas com novas abordagens podem transformar a realidade escolar.
A Gestão participativa é consciente que sozinha não irá conseguir alcançar o que se propõe, mas com ajuda de sua equipe escolar consegue realizar as ações na escola, criar um clima de trabalho favorável às mudanças provocadas pelo desenvolvimento das pessoas, e ir além, transformar os momentos de aprendizagem coletiva, marcado por relações interpessoais harmoniosas, comunicação eficiente, confiança e engajamento em diretrizes, objetivos e metas comuns. Sendo assim, a atuação do gestor, objetiva uma perspectiva democrática, permitindo que a equipe escolar se sinta responsável pela escola como um todo e comprometida com o seu objetivo maior, a formação do aluno.
- O QUE É GESTÃO ESCOLAR
A gestão escolar é a forma de cuidar, administrar a escola como um todo. Isto quer dizer que a boa gestão está na busca por atender as exigências de todos os setores envolvidos. Além dos quesitos internos, é preciso adequar a escola ao que é importante para cada indivíduo. Ou seja, os educadores têm a importante missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos sobre a realidade em que vivem e ainda os auxiliarem no desenvolvimento de suas habilidades e competências, sejam elas naturais ou aprendidas com o passar do tempo. Com certeza não são tarefas fáceis, contudo, são de extrema necessidade para o desenvolvimento de uma sociedade funcional. Dessa forma, a gestão escolar procura oferecer todo o suporte necessário ao aluno e também aos professores e demais funcionários do corpo estudantil, para que todos possam caminhar na mesma direção e obter bons resultados durante e no final do processo. Existem três conceitos principais dentro da abordagem de gestão de pessoas. Elas são conhecidas como: gestão administrativa, gestão pedagógica e a gestão de recursos humanos. O funcionamento dessas três áreas é de forma integrada, na qual todas se comunicam entre si. Acreditamos que pode ser pertinente adicionar mais um tópico importante para o conceito de gestão escolar: a gestão financeira. O cuidado com a parte financeira de qualquer negócio é imprescindível, independente se o objetivo final seja o lucro ou apenas a manutenção da instituição. O que não é o caso da maioria das escolas. Podemos ter na escola a gestão escolar Online, a gestão escolar participativa e a gestão escolar democrática sendo elas:
A gestão escolar online é a administração da educação utilizando tecnologias da informação, o gestor pode utilizar a internet para gerenciar a secretaria de educação, escolas, alunos e professores, usando de recursos como computadores, tablets, smartfones, celulares, notebooks, entre outros.
A gestão escolar participativa é aquela que a comunidade participa ativamente do planejamento, execução e fiscalização dos gastos dos recursos da escola. As decisões são tomadas por um conselho escolar, que pode ser formado por pais de alunos, alunos, professores, coordenadores, secretários e diretor escolar.
Já a gestão escolar democrática tem como princípio a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição de ensino. Isto requer o envolvimento de pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, secretários de educação e até os prefeitos.
Assim percebemos uma grande atenção direcionada à função do gestor escolar, enquanto conceito novo, substituindo o de administrador escolar, ele é um professor-educador, responsável pelo bom funcionamento da escola e pelo seu bom desempenho. Ele é o responsável por organizar, dirigir e coordenar todo o trabalho realizado na escola, e cuida para que as ações convirjam aos objetivos educacionais que a comunidade escolar.
- A GESTÃO ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Sabemos que o formato de aprendizagem tradicional, embora seja eficiente, o uso das tecnologias tem um papel imprescindível para facilitar o aprendizado sendo uma forma de tornar o processo mais intuitivo, independente da faixa etária dos alunos.
O uso das tecnologias trata-se de inovações que impulsionam o desempenho, levando a ótimos resultados.
A tecnologia é uma realidade presente em nosso dia a dia, em todos os segmentos seja pessoal, profissional e na educação não poderia ser diferente, um simples trabalho que antes os alunos recorriam a bibliotecas e livros para fazê-los, hoje realizam a pesquisa através de seus celulares, computadores de forma rápida e objetiva. Assim, buscar formas mais tecnológicas, inovadoras e que sejam compatíveis com a realidade de nossos alunos se faz necessário, modernizar o ensino, até mesmo para formar alunos mais preparados para os desafios da nova geração.
...